Rondônia, quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Domingo, 18 de Outubro de 2009 - 12h35

Mensagem da FIMCA no dia do Médico

RONDONIAGORA


Neste domingo, 18 de outubro, comemora-se o Dia do Médico, que neste ano traz um questionamento especial para a categoria, hoje com cerca de 280 mil profissionais em todo o Brasil: 
  
É mais importante uma medicina humana ou tecnológica?
 
O dia do médico é um momento oportuno não apenas para felicitarmos todos os que aceitaram a medicina como missão, mas também, e principalmente, para discutirmos sobre os inúmeros desafios que a profissão vive na atualidade, num país onde os profissionais trabalham em ambientes ambíguos, uns com a mais sofisticada tecnologia, e outros com condições inadequadas de trabalho. No Brasil, o mais caro exame já pode ser realizado, mas ainda se morre de dengue e de doenças geradas pela falta de saneamento básico. Esta estranha realidade nos remete a um debate que deve ser travado junto à categoria, com a indispensável participação da população, sobre o novo perfil do médico no Brasil, que se desenha através de pesquisas realizadas nos últimos anos: 
 
Qual a melhor coisa de ser médico

50% ajudar as pessoas
33% desafio intelectual da medicina
5% influenciar novas gerações
2% ser visto como modelo pela sociedade
1,5% o salário
8,5 diversos outros

Qual a pior coisa de ser médico

23% excesso de horas trabalhadas
13% pressão dos convênios médicos
13% o salário
12% ter que trabalhar em mais de 1 lugar
8% pressão dos pacientes
7% a morte de um paciente
7% ego de outros médicos
17% diversos outros

*Dados da Revista Veja São Paulo – Setembro de 2009

Muitos já sentiram que os médicos tinham literalmente suas vidas nas mãos. É quando passaram por graves cirurgias, enfermidades ou foram vítimas de acidentes ou violência. Não importa se rico ou pobre, se bandido ou vítima, o médico vai lutar com a mesma tenacidade para salvar aquela vida. Muitas vezes, resistindo ao próprio cansaço.

Essa é uma das profissões que não conhece hora e lugar. Em qualquer cidade ou país que esteja, se chamado a agir numa emergência, ele não hesitará. Ainda é um dos cursos mais concorridos em vestibulares e seus estudantes precisam dedicação integral durante muitos anos até se formar e se especializar.

Mensagem da FIMCA

Em homenagem aos Médicos, pela passagem do seu dia, a FIMCA encaminha a seguinte mensagem a todos os profissionais da medicina:

DIA DO MÉDICO: Valorizando o profissional e a profissão

Falar de seu ofício de médico não é fácil. Existem muitas dificuldades e seu trabalho é incansável. Sabemos que você o faz por amor ao ser humano, altruísta sempre. Não há tempos, nem momentos para fazer o bem, por isso, devemos a você nossa saúde.

Você não escolhe dia para exercer a sua profissão. Para você, todo dia é dia de salvar vidas. Por isso, seremos sempre gratos e rendemos nossas  homenagens. Nosso sincero agradecimento de quem sabe que, sem você, nossa vida não seria tão feliz.

Feliz dia do Médico!

FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions