Rondônia, 12 de fevereiro de 2026
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Mesmo com alerta da Câmara, Secretaria insiste na contratação de empresa “problemática” para coleta de resíduos em Porto Velho

Quinta-feira, 12 Fevereiro de 2026 - 11:19 | Redação


Mesmo com alerta da Câmara, Secretaria insiste na contratação de empresa “problemática” para coleta de resíduos em Porto Velho
Felipe Quintela / Itatiaia

Mesmo com o alerta da maioria dos vereadores nas primeiras sessões ordinárias deste ano, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), insiste na contratação de uma nova empresa para coleta de resíduos sólidos. Trata-se da Sistemma Assessoria e Construções Ltda, um grupo empresarial de Goiânia, que acumula manchetes negativas, multas e reclamações administrativas pelos péssimos serviços prestados em Londrina, Pindamonhangaba e Belo Horizonte. A empresa é a terceira colocada na licitação emergencial disparada pela gestão municipal para substituir a EcoRondônia do grupo Marquise.

A EcoPVH, ligada a AmazonFort, estava realizando a coleta, mas a Seinfra preferiu executar as multas e rescindir o contrato. Para não levar mais prejuízo, em razão inclusive da demora nos pagamentos pela Prefeitura, a EcoPVH manifestou-se pela rescisão amigável, deixando o caminho aberto para a Sistemma. 

Desde o início do ano, o secretário Thiago Catanhede, titular da Seinfra, dizia aos colegas que a EcoPVH não ficaria mais com o contrato e que a prefeitura já estava em contato com a terceira colocada. Cogitou-se, inclusive, pedir estudos da Procuradoria Geral do Município (PGM) para pedir a retomada dos serviços pela Marquise, mas a hipótese foi descartada pela assessoria técnica do Prédio do Relógio.

Contrato elaborado

Nesta quinta-feira, a SML recebeu a documentação da Sistemma e repassou para elaboração do novo contrato para a PGM. A EcoPVH pediu um período de transição e eventuais indenizações, caso seja necessária manter a coleta por mais tempo do que o necessário, caso haja problemas com a futura empresa. 

Por outro lado, a Câmara de Vereadores estuda exigir do prefeito Léo Moraes a comprovação de capacidade técnica da empresa Sistemma para poder começar a operar em Porto Velho.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também