Rondônia, quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 22 de Abril de 2009 - 15h06

Meta de Rondônia é vacinar 80 mil idosos contra a gripe

RONDONIAGORA.COM


A meta do Governo do Estado é imunizar aproximadamente 80 mil pessoas acima de 60 anos no estado. A campanha segue até o próximo dia 8 de maio. O tema da campanha de 2009 é “Deixa a gripe na saudade, Vacine-se”.

“A vacina contra o vírus causador da gripe estará disponível em mais de 400 postos de saúde, pontos de vacinação e unidades de saúde nos 52 municípios do estado. Segundo dados do Ministério da Saúde, existem atualmente, em Rondônia, 98.189 pessoas na faixa etária entre os 60 e 80 anos ou mais. Mas a expectativa é vacinar 78.551, o que representa 80% do total” explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, a médica Elba Miranda, a cobertura da vacinação contra a gripe tem evoluído anualmente. No inicio da campanha, em 1999, foram imunizadas 30 mil pessoas. Em 10 anos o número de imunizados aumentou praticamente três vezes. “Estamos trabalhando com perspectiva voltada para atender o maior número de idosos, até mesmo superando a meta nacional. A expectativa de 80% de pessoas vacinadas também cresceu em 2008. Até então à meta era de 70%”.

Riscos da gripe

A vacinação contra a gripe em pessoas idosas diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. Ao contrário do que a maioria pensa, a gripe é uma doença perigosa e pode até levar o paciente à morte. No caso de pessoas com mais de 60 anos, o organismo é mais vulnerável à gripe e aumenta os riscos de contrair a doença, por isso a necessidade de se tomar à vacina anualmente.

O vírus influenza, que ataca o sistema respiratório, é uma enfermidade contagiosa e transmitida de uma pessoa infectada para outra saudável por tosse, espirro ou durante uma conversa. A gripe pode apresentar desde quadros leves e de curta duração até formas mais graves, que acometem em especial grupos de maior vulnerabilidade, como os idosos.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions