Rondônia, sábado, 31 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 05 de Maio de 2009 - 14h27

Ministério da Saúde já contabiliza caso de suspeita da gripe suína em Rondônia

G1


O Ministério da Saúde informou na tarde desta terça-feira (5) que o número de pessoas no Brasil com suspeita de ter contraído a gripe suína subiu de 25 para 28. Os casos suspeitos estão sendo investigados em 10 estados e no Distrito Federal: São Paulo (12), Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Distrito Federal (2), Mato Grosso do Sul (1), Goiás (1), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1).

De acordo com o boletim, outros 28 casos estão sendo monitorados pelo ministério em 20 estados. O órgão também informou que 73 casos que estavam sendo monitorados foram descartados – 21 deles em São Paulo. Até segunda-feira (4), o Brasil tinha 25 pacientes com suapeita de estar com o vírus Influenza A (H1N1). Até esta tarde, nenhum caso foi confirmado no Brasil.

OMS vê possibilidade de produzir vacina

No último sábado (2), o ministério alertou que o Gabinete Permanente de Emergências alterou os critérios para a definição de caso suspeito, a fim de ampliar a vigilância da circulação do vírus no país. De acordo com os novos critérios, passam a ser consideradas suspeitas as pessoas que estiveram em qualquer área dos países que confirmaram casos e que apresentem sintomas do Influenza A, e também as que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas.

Até sexta (1), eram destacadas como possíveis suspeitas apenas as pessoas que vinham de áreas ou estados afetados dentro desses países com casos já confirmados da doença. Segundo nota divulgada à imprensa, a mudança ocorreu a partir da ampliação do número de países com confirmações de casos da doença e, ainda, o aumento de áreas afetadas pelo vírus dentro dos países.

No mundo

O número de casos da nova gripe em todo o mundo atinge 1.419 nesta terça-feira, com 30 mortes, segundo balanço divulgado no início da tarde pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As mortes ocorreram no México (29) e nos EUA (1). A OMS ainda não detalhou a localização dos novos casos.

Segundo o relatório anterior, de 6h GMT (3h de Brasília), eram 1.124 casos confirmados em 21 países e 26 mortes.

Carne imune

A OMS assegura que não há risco de infecção pelo consumo de carne de porco bem cozida ou de produtos provenientes do animal. A organização insiste também para que as pessoas reforcem as medidas de higiene pessoal, especialmente lavar as mãos frequentemente com sabão.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions