Rondônia, quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 22 de Janeiro de 2010 - 10h40

Ministério Público coíbe trabalho infantil nas ruas de Rolim de Moura

MP-RO


A Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da comarca de Rolim de Moura, por meio do Promotor de Justiça Pedro Wagner Almeida Pereira Júnior, realizou operação conjunta com o Conselho Tutelar e Polícias Civil e Militar para coibir a presença de crianças e adolescentes na região central da cidade de Rolim de Moura, os quais “trabalhavam” guardando e cobrindo veículos com papelão, pedindo dinheiro e às vezes danificando os veículos em caso de negativa dos proprietários.
Na última quarta-feira (20/01), todas as crianças e adolescentes (cinco ao todo) que se encontravam em tal situação foram abordadas por policiais e conselheiros tutelares, levadas até seus pais ou responsáveis, e em seguida conduzidas até a sede da Promotoria de Justiça da comarca de Rolim de Moura, onde receberam orientações e advertências sobre os diversos riscos à integridade física, psicológica e moral dos menores, bem como sobre os reflexos cíveis, criminais e infracionais da conduta.

Durante os trabalhos verificou-se que nenhuma das crianças e adolescentes abordados passava privações materiais em seus lares, estando na atividade apenas por desinformação quanto a sua nocividade e por omissão de suas famílias. O grupo recolhido e seus responsáveis comprometeram-se a cessar imediatamente a “atividade”.
O Promotor de Justiça informou que o Ministério Público continuará fazendo incursões semelhantes até fazer cessar a prática, responsabilizando os envolvidos no caso de reincidência, e acompanhará as famílias das crianças e adolescentes envolvidos viabilizando matrícula e acompanhamento escolar, atendimento no serviço de saúde, se necessário, inclusão em programas sociais, acompanhamento social, entre outros.

Ele ressaltou a importância desse trabalho ter sido iniciado enquanto o problema é “embrionário”, para que não venha a tomar proporções maiores, expondo a risco social as crianças e adolescentes e ferindo o direito da população de livremente utilizar os estacionamentos e espaços públicos.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions