Rondônia, terça-feira, 2 de junho de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 13 de Março de 2020 - 16h11

Ministra faz compromisso de rever reajuste do preço do café em Rondônia, afirma Mosquini

da Assessoria


Ministra faz compromisso de rever reajuste do preço do café em Rondônia, afirma Mosquini

Desde o início do mês, quando anunciado pela ministra Tereza Cristina, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o reajuste em 15,31% no preço mínimo do café conilon do Brasil para a safra 2020/2021, prevista para iniciar em abril, deixando de fora apenas o estado de Rondônia, iniciou uma forte intervenção dos parlamentares rondonienses , afirmou o deputado federal Lucio Mosquini, coordenador da bancada.
Ele explicou que após a publicação do Diário Oficial da União (DOU) da portaria assinada pela ministra Tereza Cristina, na quarta-feira (4), que validava o reajuste no preço mínimo da saca 60 kg do café conilon tipo 7, exceto para Rondônia, a bancada começou lutar para que o Estado também fosse inserido no reajuste. Para Mosquini a decisão desestimula os produtores de café, que tem investido ano após ano na melhoria do café, aumentando a qualidade e produtividade do grão.
Após reunião nesta semana, a ministra Tereza Cristina se comprometeu diante da bancada federal de Rondônia, em Brasília, em rever a base de cálculo do preço do café conilon produzido no Estado, que foi excluído do reajuste do preço mínimo anunciado no último dia 3 de março. No seu perfil oficial do Facebook, Mosquini postou um vídeo ao lado da ministra, explicando sobre o impacto negativo que a notícia gerou em Rondônia, e fazendo o compromisso de rever junto ao Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, a metodologia do cálculo, a fim de reverter o resultado negativo. O deputado Lucio Mosquini comemorou o resultado da reunião e parabenizou a ministra Tereza Cristina pela sensibilidade que atendeu a bancada, e o compromisso com os produtores de café de Rondônia.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions