Rondônia, sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 21 de Maio de 2009 - 18h44

MP e órgãos ambientais iniciam ação para recuperação de matas ciliares em Vilhena

MP-RO


Pequenos produtores rurais do Distrito de Peroba, na zona rural de Vilhena, participaram, na manhã desta quinta-feira (21), de reunião coordenada pela Promotoria de Justiça da Comarca, com a participação da Sedam, Ibama, Emater, Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na oportunidade, os produtores foram orientados sobre a necessidade de ações para recuperação das matas ciliares em torno de rios e nascentes das propriedades rurais localizadas à margem da rodovia estadual RO-399.
A reunião foi realizada na sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental Progresso, com cerca de 100 participantes – entre agricultores, estudantes e representantes de associações rurais. Ao término, ficou acertado que as associações rurais deverão realizar reuniões com associados e não associados e entregar, no prazo de 15 dias, documento ao Ministério Público apresentando as dificuldades e as sugestões para iniciar o processo de recuperação de matas ciliares na faixa de 30 metros dos leitos de rios e de 50 metros no caso de nascentes. Esse documento será encaminhado pelo MP à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em Porto Velho, para tomada de providências.
O Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen, Curador do Meio Ambiente da Comarca de Vilhena, explicou que o projeto de recuperação das matas ciliares teve início há dois anos na área urbana do município, em trabalho conjunto com os órgãos ambientais e da área de educação. “A reunião no Distrito de Peroba é a primeira experiência no sentido de levar esse projeto para a área rural, com o principal objetivo de conscientizar os agricultores da importância de recuperarem as áreas desmatadas em suas propriedades”, explicou Paulo Fernando Lermen. O projeto também será levado aos Distritos de Nova Conquista e São Lourenço e depois ao município de Chupinguaia.
A principal ação do projeto em Vilhena foi a recuperação das matas ciliares em torno do rio Pires de Sá, atingindo também o rio Barão de Melgaço. Durante a reunião no Distrito de Peroba, o Diretor da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Vilhena, Carlos Bianchini, explicou aos agricultores o que são as matas ciliares e a importância de sua recuperação para garantir a sobrevivência dos rios da região. Ele adiantou que estão à disposição dos agricultores, para o plantio voluntário, cerca de 50 mil mudas do viveiro mantido pela Prefeitura na Associação Santíssima Trindade.
O representante do Ibama, Lauro da Silva Gonçalves, informou aos agricultores que o prazo dado pelo governo federal, por meio de Medida Provisória, para licenciamento e averbação de terras na região amazônica, se expira no dia 31 de dezembro, e que estas medidas são necessárias para regularização fundiária de suas propriedades.
Por sua vez, o chefe da Sedam em Vilhena, José Trindade Lobato, explicou que, por meio da Lei 14.133/2009, o governo do Estado instituiu o programa de recuperação de matas ciliares e vai disponibilizar recursos com essa finalidade. “Mas se não houver disponibilidade de todos os órgãos envolvidos com a questão e também da comunidade, teremos grande dificuldades para implementar as ações desse programa”, ressaltou.
A representante da Emater, Eliane Bach, disse que o órgão estará à disposição para dar orientações técnicas aos agricultores sobre o plantio e recuperação das matas ciliares. Estiveram presentes à reunião representantes de cinco associações de pequenos produtores rurais da região (Apap, Apris, Asprop e Asperge, além do Sindicato Rural de Vilhena).


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/mp-e-orgaos-ambientais-iniciam-acao-para-recuperacao-de-matas-ciliares-em-vilhena)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions