Rondônia, segunda-feira, 20 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 18 de Abril de 2008 - 16h14

MP e parceiros deflagram campanha contra a dengue

MP/RO


O Ministério Público de Rondônia, com o apoio de instituições das esferas municipal, estadual, federal e de entidades da sociedade civil organizada, deu a largada para uma grande ofensiva contra o Aedes aegypti. A Campanha “Porto Velho-Todos Contra Dengue” foi lançada na manhã desta sexta-feira (18/04), no auditório do MP, em Porto Velho. Até o dia 26 deste mês, Ministério Público e parceiros cumprirão uma agenda para a conscientização da população sobre as práticas de prevenção da doença. Já neste sábado (19), cerca de 80 mil residências devem ser visitadas por um grupo de dois mil voluntários, que, em mutirão, orientarão a comunidade a retirar de casa entulhos e objetos que possam acumular água.Durante a solenidade de abertura da Campanha, o Procurador de Justiça Gilberto Barbosa, coordenador do projeto, destacou a necessidade de serem implementadas ações para o enfrentamento da dengue na Capital. Para ele, a redução dos índices da doença só será possível com uma atuação inteligente e integrada, através de posturas firmes e objetivas. “É importante que cada um faça a sua parte na tarefa de combater a doença”, afirmou.
“Porto Velho -Todos contra a Dengue” é uma iniciativa do MP, por meio do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-Cível), dirigido por Gilberto Barbosa, mas a idéia conta com o apoio de 40 parceiros. Presente ao ato de lançamento, o Secretário de Estado de Saúde, Milton Luiz Moreira, ressaltou a importância de se reunir a sociedade para que seja feito um trabalho conjunto. O Prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, elogiou a atuação do MP e afirmou que o Município empregará 520 pessoas nos trabalhos. O ato de lançamento da Campanha contou ainda com a presença de estudantes, militares e técnicos da área de saúde, que assistiram a palestras sobre o vírus da dengue e medidas preventivas da doença.
A programação da Campanha segue neste sábado com um mutirão nas áreas de maior incidência da dengue. As equipes percorrerão os bairros e orientarão os moradores a retirar das residências entulhos que servem de criadouro para o mosquito. O material descartado será recolhido pelo serviço de coleta da Prefeitura na segunda-feira (21/04). Os voluntários se concentrarão a partir das 7h30 em cinco pontos de apoio: Ministério Público de Rondônia, Escola Eduardo Lima e Silva, Departamento de Controle de Zoonoses,Centro de Saúde Meu Pedacinho de Chão e Faculdades São Lucas.

Dados
As notificações de dengue em Porto Velho colocam a cidade em uma situação preocupante. De janeiro a março deste ano, já foram identificados 1.610 casos da doença. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a cada 100 mil habitantes, 300 casos são notificados. A Semusa informa que o número de notificações vem reduzindo. Apesar disso, a situação ainda é considerada grave.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions