Rondônia, sábado, 24 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 19 de Agosto de 2009 - 09h01

MP ingressa com ação civil pública para garantir educação adequada

MP-RO


O Ministério Público de Rondônia ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar, contra o município de Ariquemes para que seja garantido um acesso adequado à rede pública de ensino aos alunos com deficiência. A ação foi ajuizada pelo Promotor de Justiça Átilla Augusto da Silva Sales, da Comarca de Ariquemes, em virtude de denúncia feita por um aluno com deficiência visual reclamando das condições a que a Secretaria Municipal de Educação submete os alunos especiais da rede pública.

De acordo com a denúncia feita pelo aluno, a sala onde ele e mais cinco alunos (em seu turno) estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pingo de Gente oferece condições insalubres: construção de madeira, sem forro, telhas que não absorvem o calor, retransmitindo-o para o interior da sala; não há climatização, nem banheiro ou proteção contra os raios solares excessivos e proteção acústica.

Os alunos apresentaram a proposta de transferência para outro local, o Centro de Formação São Francisco, mas, alegando falta de recursos para realizar o transporte dos alunos, o Secretário Municipal de Educação tem proposto realizar algumas adequações no local atual. Além do Centro de Formação São Francisco, são apontados como locais adequados para atendimento dos alunos especiais o Centro Cultural de Ariquemes e a Biblioteca Municipal, considerada como ambiente ideal para as aulas, mas que no momento passa por reformas.
Na ação o Ministério Público pede a tutela antecipada, determinando ao município de Ariquemes que, até a conclusão das reformas na Biblioteca Municipal, as aulas da turma especial (deficientes visuais) sejam transferidas para o Centro de Formação São Francisco ou o Centro Cultural de Ariquemes, às suas expensas (transporte, recursos humanos, materiais necessários) e seja fornecido o material necessário para o regular desenvolvimento das aulas (máquinas, papel, jogos educativos).

Após o regular trâmite da ação, confirmando-se a liminar, o município seja condenado em definitivo à obrigação de manter as aulas especiais para a turma de alunos com deficiência visual em local apropriado e à obrigação de regularizar o fornecimento de material didático.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions