Rondônia, domingo, 8 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 18 de Março de 2009 - 17h40

MPF recomenda que Iphan faça perícia em acervo da EFMM

Luiza Archanjo


O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia emitiu recomendação para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nomeie perito especializado para avaliar a situação das peças do acervo do Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). O laudo pericial informará as causas de possíveis danos às peças do museu, além de relatar se os eventuais danos são antigos ou recentes.

O MPF fixou prazo de 15 dias para o início da perícia. A recomendação é o primeiro resultado do Inquérito Civil Público instaurado pelo MPF para investigar as denúncias de transporte inadequado e má conservação do acervo da EFMM. Atualmente as peças do patrimônio histórico estão armazenadas no galpão da Marinha.

Na recomendação, o MPF lembra que os museus devem garantir a conservação e a segurança de seus acervos para evitar o perecimento ou degradação do patrimônio histórico e cultural. O órgão também adverte que a omissão na adoção das medidas recomendadas pode resultar na aplicação de ações administrativas e também judiciais.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/mpf-recomenda-que-iphan-faca-pericia-em-acervo-da-efmm)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions