Rondônia, quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 16 de Janeiro de 2009 - 18h47

MS supervisiona ações de controle da malária em Porto Velho

RONDONIAGORA.COM


Profissionais da saúde do município e de todo o estado participaram esta semana de uma vasta programação supervisionada pela Coordenação Nacional do Programa de Controle da Malária do Ministério da Saúde. A abertura teve a presença do assessor técnico do Programa Nacional de Malária, Rui Braz.
De acordo com o calendário de atividades, de 12 a 16 de janeiro, foram realizados vários encontros, discussões e visitas às unidades de Saúde do município, onde foram feitas coletas de dados e apresentadas sugestões, desde a revisão de formulários de supervisões e requisições de medicamentos, até uma avaliação da forma de distribuição de medicamentos nos laboratórios.
Durante a reunião também foi apresentado aos técnicos a Guia de Gestão Local do Controle da Malária/Supervisão do Cumprimento das Diretrizes de Diagnóstico, Tratamento e Vigilância de Malária e Gestão Local de Medicamentos e Insumos. Com a utilização da guia, os técnicos da Semusa poderão analisar melhor as atividades desenvolvidas no setor. Os técnicos também acompanharam as ações de entomologia e controle de vetores.
Ao final das atividades, os participantes discutiram ainda o plano de ação de controle da malária da UHE de Sto Antônio, com participação dos técnicos dos governos federal, estadual e municipal e do Comitê Gestor da Saúde, que tem como coordenador o médico Silas Rosa.

A malária na capital

Em 2006, com a implementação de ações de controle do vetor e melhoria da oportunidade de diagnóstico e tratamento, foi ultrapassada a meta de diminuição em 15% da malária, atingindo 19%. Em 2007, houve também uma diminuição de 8,61% no número de casos em relação a 2006. Já em 2008, a diminuição foi na ordem de 30,34%.
Participaram da semana de supervisão de medicamentos de insumos no controle da malária, a diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria municipal de Saúde, Régia Martins, a responsável pelos medicamentos, Nonata Silva, a responsável pela divisão de apoio diagnóstico, Roberta Medeiros, consultora da CGPNCM no município, Suzaine Garcia, a diretora Centro de Controle de Zoonoses, Deuzeli Pereira, o chefe da divisão de controle de endemias, Roberto Nakaoka, a diretora do departamento de Atenção Básica, Carol Cordeiro, os supervisores municipais do controle da malária, além da coordenadora estadual da malária, Rute Bessa, do representante do LACEN, Fábio Storer e do consultor da CGPNCM no estado, Marcelo Campos.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions