Rondônia, domingo, 25 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 13 de Novembro de 2008 - 16h51

Mudança de local de Jirau também é aprovada

UOL


A secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta quinta-feira que o Ibama aprovou a mudança no local da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), conforme proposto pelo consórcio Energia Sustentável, que venceu o leilão. A usina será construída a nove quilômetros do local original.

"Há um parecer conclusivo do Ibama sobre a viabilidade ambiental da mudança do eixo e o não agravamento dos impactos", disse.

Segundo a secretária, será publicada amanhã uma licença de instalação para a construção do canteiro de obras e das ensecadeiras (barreiras de cascalho e terra para desviar o leito do rio do local de construção da usina). Para o início da construção da usina, será necessária nova licença.

Izabella ressaltou que, apesar de existirem impactos ambientais, a licença de Jirau é necessária para reforçar a participação da hidroeletricidade na matriz energética brasileira. Várias ações estão em curso na Justiça, porém, questionando a mudança no local de construção da usina. "Não nos compete discutir a questão jurídica", disse a secretária.

A licença preliminar terá uma série de condicionantes, como a determinação que o consórcio invista R$ 36 milhões em habitação e saneamento em Porto Velho. Além disso, a Energia Sustentável terá que adotar em caráter permanente no Estado e investir na pesquisa e recuperação de espécies ameaçadas de extinção.

Briga

O Ministério Público Federal entrou nesta semana com uma ação de improbidade administrativa contra o diretor geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Jerson Kelman, por causa das mudanças no projeto na usina de Jirau.

Ontem, Kelman disse que a ação é uma tentativa de intimidação. "Estou absolutamente tranqüilo porque sou da geração que combateu a ditadura e tenho plena convicção de que vivemos um regime democrático e nesse regime qualquer cidadão, e também um dirigente público, pode manifestar o seu ponto de vista", afirmou.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions