Rondônia, domingo, 27 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 30 de Março de 2017 - 18h12

Mudança na temporização semafórica gera melhoria no transporte coletivo da capital

da Redação


Mudança na temporização semafórica gera melhoria no transporte coletivo da capital

As principais vias de Porto Velho, por onde normalmente passam as linhas de transporte coletivo, receberam recentemente a parametrização, baixando para dois tempos a sinalização semafórica, o que já rendeu ganho de até 15 minutos para algumas linhas de ônibus.

Segundo o secretário de Trânsito da capital, Marden Negrão, a vantagem beneficia diretamente o usuário do transporte público, que ganha mais rapidez no atendimento do serviço. “Os veículos são todos monitorados via GPS, então conseguimos através do consórcio que administra o serviço, acompanhar a diferença no fluxo, e consequentemente no atendimento ao usuário”, explica.

Marden esclarece que a região que ainda tem mais dificuldade é a Zona Leste, em função da temporização dos semáforos de quatro tempos. “Vamos ter que identificar como vai ser a melhor forma de parametrizar, e baixar também para dois tempos, que seria o mais simples, levando em consideração os itens de segurança que a gente tem que trabalhar para fazer esse levantamento”, declara o secretário.

A meta da Semtran é replanejar todas as linhas de ônibus. “Quando a gente começa a fazer essa parametrização, começa a ver todos os problemas, de sobreposição de linha, de utilização do sistema, e vê que é possível melhorar. Temos um estudo feito em 2014, que vamos reativar, atualizar, para poder planificar a cidade com crescimento para 10 anos”, diz Marden.

A melhora geral do sistema, depois de entregue o planejamento, com previsão de conclusão e entrega até o final do mês de junho, deve acontecer até o mês de agosto, de acordo com a perspectiva de Marden Negrão. “Aí será possível a gente falar em uma melhora efetiva do sistema. As melhoras pontuais, nas linhas que estão sendo identificados grandes problemas, nós já estamos trabalhando para fazer as intervenções de alterações agora”, completa.

O Bairro Novo, na Zona Sul da cidade, também está incluído no planejamento da Semtran. “É uma demanda que foi entregue através de um programa habitacional popular, e não houve planejamento de linha viária para atender a área. Nós estamos fazendo agora o estudo para fazer corretamente. Não vamos fazer só ‘puxadinho de linha’ porque isso foi feito em 1986 foi arrastado por todas as gestões. Agora vamos fazer um planejamento de 2017 para 2027”, afirma.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions