Rondônia, 20 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Mulheres discutem participação na sociedade

Segunda-feira, 10 Março de 2008 - 13:37 | Emater


Fortalecer o movimento das mulheres trabalhadoras, na construção de uma política de igualdade e oportunidade no campo e na cidade. Essa foi a proposta do encontro realizado pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) durante as comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em Pimenta Bueno.
O evento realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seapes), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/Ates) e Movimento das Mulheres Assentadas reuniu trabalhadoras rurais dos Projetos de Assentamento Casulo, Ribeirão Grande, Marcos Freire I e II, Eli Moreira e Pirajuí, para uma reflexão sobre o papel da mulher e seus avanços na sociedade. Para a extensionista social Joana Rodrigues Pereira da Silva, responsável pelas atividades na região, as mulheres além de estarem mais unidas estão cobrando mais ações e não abrem mão de suas participações nas reuniões no campo.
A Emater trabalha muito com atividades que possam transformar-se em geração de renda para a família, mas as políticas públicas, como saúde e direitos da mulher também são muito discutidos. “Para este ano a proposta é trabalhar com agregação de valores dos produtos por elas produzidos e incentivar a agroindústria”, diz Joana.
Durante as atividades as mulheres participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra com a assessora estratégica da Emater, Aládia Fregolente, sobre Políticas públicas para Mulheres na Construção da Sociedade e com o executor do Incra em Pimenta Bueno, Oscar Parra, sobre a situação das mulheres na reforma agrária. “Esta foi uma atividade cultural que teve por objetivo levar informação para a mulher”, diz Jovineide Barbosa de Lima, gerente local da Emater, salientando que haverá um segundo encontro, no dia 15, desta vez reunindo as mulheres da cidade, para também discutirem sua participação na construção de uma sociedade igualitária.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também