Rondônia, terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 22 de Setembro de 2018 - 11h48

Mulheres fazem grandes filas para procedimento de laqueadura e colocação de DIU na Capital

da Redação


Mulheres fazem grandes filas para procedimento de laqueadura e colocação de DIU na CapitalDabila Kerolaine espera atendimento com o sobrinho enquanto irmã é atentida (Foto: Uildson Cavalcante/Rondoniagora)

Dezenas de mulheres lotaram o Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM), em Porto Velho, na manhã deste sábado (22), para implantar o dispositivo intrauterino (DIU) e se submeter ao procedimento de laqueadura, ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) gratuitamente.

Dabila Kerolaine é mãe de um menino de 1 ano e diz que optou implantar o DIU por não querer mais filhos. “Eu acho mais prático e bem mais seguro esse procedimento porque não quero ter filho durante esses 10 anos que é a validade. Eu vim com minha irmã que também é mãe e tem interesse em fazer para não ter mais filhos”, disse.

Adriana dos Santos, de 25 anos, chegou cedo ao local com intensão de fazer laqueadura. “Eu pensei muito antes de fazer esse procedimento porque sei que depois que é feito não tem mais como reverter. Mas, como eu já tenho dois filhos, eu quero fazer por falta de condições de ter outros”, disse a vendedora.

A diretora da Maternidade Municipal, Marilene Penati, disse que existia uma fila no sistema de regulamentação municipal de quase 200 mulheres e os atendimentos seriam para esses pacientes que estavam na fila de espera. Todas as mulheres estão passando por triagem e depois são encaminhadas para os devidos procedimentos. “Como foi bastante divulgado criou uma grande proporção e a gente acabou estendendo para mais mulheres. Agora precisamos controlar fazendo o agendamento”, disse.

Ainda segundo a diretora, a meta estabelecida era para atender 50 mulheres pela manhã e mais 50 à tarde, mas com a grande procura, a direção espera atender mais do que o esperado para o final de semana.

Marilene explica que as mulheres interessadas em fazer uma laqueadura passarão por uma triagem onde receberão orientações e passarão por exames para poder entrar na fila de realização do procedimento.
A diretora afirma que pacientes interessadas em fazer a laqueadura não podem fazer o procedimento com menos de 60 dias da primeira consulta. “Ao serem atendidas, as mulheres já saem com exames realizados e com a orientação para o procedimento e devem passar por psicólogo e serviço social”.

Já as interessas em implantar o DIU precisam realizar teste de gravidez e consulta médica para diagnosticar se pode ou não implantar o dispositivo.

Documentos necessários
Para fazer os procedimentos é necessário apresentar o exame preventivo, teste de HIV, de gravidez e de hepatites B e C (também haverá testes rápidos para estes exames). Será preciso apresentar o cartão do SUS.

As mulheres que querem fazer laqueadora e já estão com os exames feitos serão encaminhadas direto para o atendimento médico para agendar a cirurgia que será feita na Maternidade Municipal.

Mulheres fazem grandes filas para procedimento de laqueadura e colocação de DIU na Capital

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/mulheres-fazem-grandes-filas-para-procedimento-de-laqueadura-e-colocacao-de-diu-na-capital)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions