Rondônia, 09 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Na Capital, 21 áreas consomem energia de forma clandestina

Quinta-feira, 03 Março de 2016 - 17:11 | RONDONIAGORA


Na Capital, 21 áreas consomem energia de forma clandestina
Porto Velho tem índice de perdas maior que média estadual



A média de perdas anualizada (somada de fevereiro de 2015 a janeiro deste ano) da Eletrobras Distribuição Rondônia em Porto Velho é de 35,97%, enquanto a média do estado é de 27,26%. Para chegar ao índice, o Departamento de Medição e Combate às Perdas da empresa, soma a perda por irregularidades (ligações clandestinas e fraudes) dos 12 meses e divide pela energia adquirida pela concessionária.

Somente na capital, 21 áreas não são regularizadas e consomem energia de forma clandestina, com ligações diretas. “Enquanto não houver regularização fundiária, e essas áreas não forem reconhecidas pela prefeitura, não podemos construir uma rede elétrica”, explica o gerente de Engenharia e Operações da Medição, Wendel Ferreira.

Até agosto de 2015, a Eletrobras registrou 12.783 residências irregulares, seja por ligação clandestina ou fraude. “O preço alto da nossa energia no estado é, sem dúvida, um dos principais fatores para esses índices, mas também se trata de uma questão cultural, se compararmos que em toda a regional Sul a média de irregularidades é a menor de Rondônia, com apenas 13,63%”, declara Wendel.

O gerente explica ainda que não há como controlar diretamente as áreas de clandestinidade, mas no ano passado foram realizados 22.300 cortes de ligações clandestinas. “Geralmente a inspeção nas áreas não registradas é por meio de denúncias, mapeamento ou até mesmo quando há visitas em regiões próximas.

Se o técnico está passando e percebe que determinada residência está irregular ele pode cortar a ligação mesmo sem ordem de serviço, já que os clandestinos nem estão nos nossos registros e, portanto, não haveria como expedir a ordem”, conta.

No último ano, as equipes da Eletrobras Distribuição Rondônia realizaram 118 mil visitas de inspeção em residências, e em 53.430 casas foram constatadas fraudes. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também