Geral
Nível do rio Madeira recua e entra em cota de atenção em Porto Velho, após meses em alerta
Quarta-feira, 07 Maio de 2025 - 10:39 | Redação

O nível do rio Madeira em Porto Velho voltou a recuar de forma significativa e, nesta quarta-feira (7), marcou 14,89 metros, às 10h15, saindo da cota de alerta e entrando oficialmente na chamada cota de atenção. A mudança ocorre após meses de elevação crítica, quando chegou muito próximo da cota de inundação (17 metros). Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
No dia 16 de março, o Madeira ultrapassou os 16 metros. A situação se agravou nas semanas seguintes, atingindo 16,76 metros em 9 de abril — próximo da cota de inundação, que começa a partir de 17 metros. Já em 20 de abril, o nível havia caído para 16,31 metros, sinalizando o início de uma tendência de baixa que se consolidou nas últimas semanas.
Apesar da redução, a Defesa Civil Municipal mantém o estado de atenção, já que 51 comunidades ribeirinhas continuam diretamente afetadas pelos impactos da cheia, sobretudo na região do Baixo Madeira. As consequências ainda são visíveis, com famílias desabrigadas e áreas isoladas.
Em razão da gravidade da situação, a Prefeitura de Porto Velho decretou Situação de Emergência no dia 10 de abril. A medida foi seguida pela suspensão das aulas por 15 dias em escolas situadas nas áreas mais atingidas pelas inundações. A condição emergencial foi reconhecida oficialmente pela União em 23 de abril, por meio da Portaria nº 1.228/2025 da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o que permite ao município acesso a recursos federais para ações de resposta e recuperação.