Geral
NO 4º APAGÃO EM 40 DIAS EM RONDÔNIA, MAIS UMA VEZ ELETROBRAS DIZ NÃO SABER CAUSAS
Sexta-feira, 18 Setembro de 2015 - 17:54 | RONDONIAGORA

A desculpa/explicação é sempre a mesma por parte da Eletrobras: o ponto de origem do problema ainda não foi encontrado. E pela 4ª vez em cerca de 40 dias, Rondônia mais uma vez ficou sem energia elétrica desde o começo da tarde desta sexta-feira. O serviço foi restabelecido aos poucos a partir das 17h30min.
Interligado ao sistema nacional, o Estado sofre com constantes panes de energia, mesmo com três grandes hidrelétricas em um raio de 100 quilômetros, como acontece na Capital. A geração de Samuel, Jirau e Santo Antônio acaba sendo enviada para o sudeste do país, que redistribui aos estados.
Nesta sexta-feira o caos foi completo em todas as regiões de Porto Velho. Muitas empresas liberaram seus funcionários mais cedo, como um cartório da região central, que comunicava o fechamento do estabelecimento porque a energia seria restabelecida por volta das 20 horas.
Os maiores problemas no entanto aconteciam nas vias com sinalização. A Prefeitura não conta com nenhum tipo de emergência para situações como essas.
Nota
Já por volta das 18h30min, a Eletrobras encaminhou Nota à imprensa informando apenas onde ocorreu o problema, mas não a causa. Confira:
A Eletrobras Distribuição Rondônia informa que a interrupção no fornecimento de energia elétrica ocorrida nesta sexta feira (18), às 14h45min, foi provocada pela perda da conexão ao Sistema Interligado Nacional - SIN, entre as cidades de Ji-Paraná e Pimenta Bueno, atingindo as Capitais Porto Velho e Rio Branco/AC e regiões adjacentes, conforme informações preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, que está apurando as causas da ocorrência. O fornecimento foi normalizado às 17h30min.
O sistema elétrico brasileiro é composto por companhias geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia. A Eletrobras Distribuição Rondônia atua no segmento de distribuição e esclarece que para cumprir sua função de distribuir energia a seus clientes de Rondônia é necessário que a concessionária receba esta energia de uma empresa transmissora.
As interrupções de energia que tem atingido ultimamente o Estado ocorreram por falha na entrega da energia para a Eletrobras Distribuição Rondônia, prejudicando assim a distribuição.