Rondônia, segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 04 de Junho de 2008 - 21h05

Nova prefeita de Jaru constata problemas no HM e prioriza compra de medicamentos

Assessoria Jaru


A prefeita Stella Mari Martoni (PP), acompanhada dos vereadores Antônio Pereira Cabral, o Tonhão, Carmem Gon (PTB), Juscimar Telek (PT), Carlos Wagner Matos, o Waguinho (PR) e Manasses Rosa (PP), visitou na manhã de desta quarta-feira o Hospital Municipal de Jaru para observar as condições em que o único hospital público da cidade se encontra. Ela e os vereadores constataram de perto os problemas pelo qual o HM passa.
Imediatamente a prefeita convocou uma reunião com a Direção do HM e os membros do Conselho Municipal de Saúde de Jaru: Francisco Berto, Armando Soares, Reneci Backer e Valci Lazarin e com os vereadores para que lhe fosse fornecida todas as informações sobre a atual realidade do hospital. A notícia não foi nada agradável. A principal reclamação foi em relação aos materiais de trabalho e medicamentos. Um enfermeiro que trabalha no local disse que a situação é crítica, uma vez que estão faltando os materiais essenciais para o bom funcionamento do HM. “Não estamos tendo nem soro e nem algodão, se chegar um paciente em estado de emergência, poderá morrer”, alertou ele.
Outro problema exposto é em relação a pessoal. Segundo o que foi denunciado pelo Conselho, os médicos não vêm cumprindo a carga horária pela qual são contratados e os postos de Saúde só estão atendendo no período da manhã, o que aumenta a demanda de pacientes no HM.
A comitiva realizou vistoria na farmácia do hospital e constatou a falta de medicamentos. A prefeita pediu a realização de uma tomada de conta especial para se informar dos processos de aquisição destes medicamentos e materiais que estão em falta e priorizar a compra.

Frota sucateada

A prefeita também se reuniu com servidores públicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semurb) na Garagem Municipal. O objetivo foi verificar em loco as condições que se encontram os maquinários do Município e as necessidades dos funcionários para desempenharem as suas funções.
Stella pôde acompanhar de perto o abandono em que a Garagem se encontra, com 9 das 12 máquinas que a Prefeitura possui quebradas e funcionando apenas 3 caminhões basculantes, dos 8 existentes, além da falta de combustível. Ela ordenou que fosse feito urgentemente um levantamento das peças que são necessárias para que os maquinários voltem a trabalhar, priorizando os veículos com menos problemas mecânicos. Também serão analisados os processos abertos para aquisição de peças.
Como ainda não foi escolhido o nome do novo secretário da pasta, a comissão sugeriu que os servidores escolhessem um nome que fosse de consenso para coordenar as equipes de trabalho e o motorista Gumercindo Aleixo, o popular Gugu, foi o escolhido pelo grupo. Quatro equipes estão sendo formadas: a que trabalhará na Garagem; uma para realizar os serviços urbanos, como: limpeza de ruas, coleta de lixo, encascalhamento e tapa-buracos; uma para atuar na zona rural na recuperação de estradas vicinais e bueiros, e uma exclusiva para a reforma e construção de pontes de madeira.
“Não adianta mudar os servidores se não dermos condições de trabalho. Temos que encontrar recursos para repor nossa frota e unir forças para realizar um grande mutirão. Vamos sacudir o município com trabalho, para tirá-lo da situação em que se encontra”, finalizou a prefeita.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions