Rondônia, quinta-feira, 21 de junho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 14 de Junho de 2018 - 17h32

Novo secretário visita o Sintero e discute a situação da educação no município de Porto Velho

da Assessoria


Novo secretário visita o Sintero e discute a situação da educação no município de Porto Velho

A diretoria do Sintero recebeu na tarde desta quinta-feira (14), a visita do novo secretário Municipal de Educação, César Licório. Ele visitou o Sintero acompanhado das técnicas da Semed Bianca Veronese, Glória Melo e Maria de Fátima Ferreira Rosilho (Fatinha).

Na reunião com a presidente do Sintero, Lionilda Simão, e com a Secretária-Geral do sindicato, Dioneida Castoldi, o secretário, empossado há três dias, expôs seu plano de trabalho à frente da Semed e falou sobre os problemas da educação no município.

Ele anunciou que uma das primeiras providências foi resolver o problema do transporte escolar, o que aconteceu através de um acordo judicial com a participação do MPF e das empresas de ônibus. Assim, com o cumprimento do acordo, em poucos dias o sistema estará funcionando plenamente.

O secretário acatou, ainda, sugestões do Sintero para normalizar o transporte dos professores para as escolas rurais.

O próximo problema a ser enfrentado, segundo César Licório, será a falta de professores em determinadas áreas. Para isso, poderá realizar concurso público.

Questionado pelas diretoras do Sintero acerca da aplicação dos royalties das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, o secretário disse que será feito um levantamento dos valores repassados ao município para dar a destinação estabelecida em lei.

Quanto à Gestão Democrática nas escolas municipais, foi informado que já existe um projeto elaborado por uma comissão que teve em sua composição representantes da Prefeitura e do Sintero. César Licório anunciou que vai conversar com o prefeito Hildon Chaves e vai resgatar esse projeto para colocá-lo em prática.
A reunião foi concluída com a proposta apresentada pelo secretário de viabilizar cursos de pós-graduação com especializações diversas a serem oferecidos aos professores que, por terem formação específica, não podem ser lotados em outras áreas.
“Nós temos carência de orientadores, supervisores e professores em determinadas áreas, enquanto temos centenas de professores com especialidades em matérias específicas que não podem suprir essa carência porque só podem ser lotados nas suas áreas de formação”, disse.
Esses professores, segundo o secretário, ficam sem lotação em sala de aula porque suas áreas estão completas, e podem ser aproveitados em outras áreas se fizerem outras especializações.

A princípio César Licório disse que vai buscar convênios com instituições públicas para que a pós-graduação seja sem custo. Caso não consiga, vai buscar alternativas e pediu o apoio do Sintero.

A presidente do Sintero Lionilda Simão e a secretária-geral Dioneida Castoldi agradeceram ao secretário e à equipe da Semed pela visita, e já adiantaram que a próxima reunião será para discutir a pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação do município.
“O secretário informou que ainda não teve tempo de trabalhar a pauta de reivindicações pois está há apenas três dias no cargo, mas se mostrou receptivo ao diálogo para discutirmos cada item”, disse Dioneida Castoldi.
“Esperamos contar com essa disposição do secretário ao diálogo para discutirmos os problemas dos trabalhadores em educação e buscarmos a melhoria da qualidade do ensino, a melhoria das condições de trabalho nas escolas e a valorização dos trabalhadores em educação”, disse Lionilda Simão, presidente do Sintero.



Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions