Rondônia, segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 31 de Dezembro de 2008 - 22h40

O perigo dos fogos de artifício nas festas de fim de ano e nos primeiros dias do novo ano

Gerência de Comunicação Social da CERON


Nem só de troca de presentes, abraços e comidas típicas se faz a Festa de Ano Novo Infelizmente, com a chegada da comemoração da chegada de um novo ano, os hospitais de Rondônia também contabilizam números de acidentes nada animadores.

Grande parte deles são conseqüência do mal uso de fogos de artifício. Esses efeitos bonitos, que alegram as festas de 10 de janeiro, são os principais vilões dos casos de queimaduras de segundo e terceiro grau na cidade, segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).

O número de acidentes é grande, por dois motivos. O primeiro é que as pessoas não observam as regras de vendas de fogos, e, vendem para crianças, o que obrigatoriamente só poderia ser manuseado por um adulto. Segundo porque o brasileiro teima em não seguir os manuais, em não ler atentamente o que manda a embalagem. Fogos são relativamente seguros, desde que usados corretamente.
A maior incidência de queimaduras acontece na região dos membros superiores, que ainda podem sofrer outros tipos de lesões, também comuns do uso indevido de fogos: a perda de parte ou de toda a mão.

Pó de café, óleo de cozinha, pasta dental e outros agentes que costumam entrar em campo quando o assunto é queimadura, em geral, podem piorar a situação e comprometer o caso.

Como evitar acidentes

Grande parte das tristes estatísticas poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem mais atenção.
O Engenheiro Antenor, membro da Área de Segurança da CERON, ressalta que a mistura de álcool e desrespeito às informações de segurança acabam formando os números de aumento de acidentes nesta época do ano. Este perigo se prolonga nos primeiros dias do ano, quando ainda podemos perceber a utilização de fogos de artifício pela população.

Confira as dicas da Área de Segurança da CERON para evitar acidentes com fogos :

• Sempre siga as instruções das embalagens de fogos e siga a faixa etária de manuseio de cada um
• Solte fogos somente em locais abertos
• Nunca libere os fogos na direção de outras pessoas
• Nunca manuseie fogos depois da ingestão de bebidas alcoólicas
• Evite soltar fogos junto a redes elétricas.
• Crianças não devem soltar fogos. E sempre devem estar acompanhadas por um adulto, para uso das "bombinhas" que são permitidas para a sua idade

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/o-perigo-dos-fogos-de-artificio-nas-festas-de-fim-de-ano-e-nos-primeiros-dias-do-novo-ano)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions