Rondônia, segunda-feira, 15 de agosto de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 29 de Junho de 2022 - 07h37

O que é VPN e quais suas vantagens em 2022?

da Redação


Vamos direto ao ponto: VPN é uma sigla em inglês para virtual private network, ou rede virtual privada, em tradução livre. Falar assim não ajuda muito, certo? Mas apesar de parecer algo complicado ou excessivamente tecnológico em um primeiro momento, fato é que VPNs são muito simples e podem ser utilizadas por qualquer um com um mínimo de familiaridade com computadores e internet.

Agora que você já tem uma noção bastante básica o que é VPN, vamos aprofundar um pouquinho e falar sobre como estes serviços funcionam, além de discutir algumas vantagens de seu uso que podem interessar a você, leitor.

O que é VPN e quais suas vantagens em 2022?

Como uma VPN funciona?

Ao utilizarmos a internet, estabelecemos uma conexão direta com nosso provedor de serviços, o que significa que nossos dados de navegação ficam expostos a quem quer que seja – ao usar uma VPN, estes mesmos dados são repassados pela VPN e não diretamente por nossos computadores ou quaisquer aparelhos que usemos para nos conectar à rede. O que a VPN faz pode ser descrito da seguinte forma: cria-se uma espécie de túnel do seu dispositivo rumo à internet, mantendo seus dados seguros, através de criptografia, o que nos leva a uma de suas principais vantagens:

Maior segurança

Criptografia pode parecer uma palavra complicada, mas o que importa mesmo é saber que através dela, seus dados permanecem seguros, pois suas informações passam a ser protegidas por um tipo de senha extremamente seguro, conhecida como chave criptográfica. Sem esta chave, não é possível interpretar os dados, e esta mesma chave é compartilhada somente entre seu computador e o servidor de VPN de sua escolha.

Na prática, isso significa que informações sigilosas, como o número de seu cartão de crédito usado para fazer compras online permanece seguro, graças às medidas de segurança da VPN, por exemplo.

Acesso a conteúdo restrito por localização

Serviços de streaming vêm se popularizando cada vez mais, tanto por conta de seus preços atrativos, quanto por conta da variedade de conteúdo que disponibilizam para seus assinantes. Mas você sabia que este mesmo conteúdo é disponibilizado com base na sua localização geográfica? Digamos que você queira assistir a um novo filme, recém-lançado, mas que ainda não está disponível na sua região – ao utilizar uma VPN você tem acesso a um catálogo infinitamente maior, e não é à toa que este é um dos principais motivos que levam usuários a buscarem este tipo de serviço. É preparar a pipoca e maratonar aquela sua série favorita.

A velocidade da sua conexão pode melhorar

Já notou que sua conexão fica mais lenta em determinados horários ou ao tentar acessar determinados tipos de conteúdo? Isso pode acontecer porque seu provedor de serviços de internet limita a largura de sua banda de forma a reduzir o congestionamento na rede causado pelo tráfego excessivo ou quem sabe o plano contratado por você conta com um limite mensal de dados que foi extrapolado – em vez de cortar seu acesso, ele é restringido e fica mais lento. VPNs, ao mascararem suas informações de acesso e tráfego, podem burlar estes limites, o que pode levar a uma conexão mais ágil e mais estável.

Estas são apenas algumas vantagens do uso de VPN. Se você ficou curioso, o que não faltam são serviços que vão atender às suas necessidades. Vale dar uma pesquisada!


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions