Rondônia, quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 05 de Agosto de 2009 - 13h59

Obras do Sistema de Abastecimento de Água da capital em ritmo acelerado

RONDONIAGORA


Obras do Sistema de Abastecimento de Água da capital em ritmo acelerado
Por toda a capital é possível notar o intenso trabalho de canalização do sistema de abastecimento de água. Uma obra que custará mais de 114 milhões de reais e depois de pronta atenderá 100% da capital com água tratada. Hoje apenas 67% das residências de Porto Velho recebem água tratada de modo intermitente, ou seja, dia sim, dia não.
Operários assentando adutora na rua Francisco Barbosa, no bairro Tancredo Neves

Realidade que mudará segundo o secretário, João Carlos Ribeiro da SEPLAN, Secretaria de Planejamento do Estado, gestora do PAC em Rondônia – Programa Federal que, juntamente com a contrapartida do Governo do Estado, possibilitou a obra de implantação do Sistema de Distribuição de Água.

“Com o término desta obra, o número de pacientes nas unidades estaduais de saúde, diminuirá. Muitos dos atendimentos feitos pelo Estado estão relacionados com doenças decorrentes da falta de água tratada”, explicou o Secretário.

Atualmente 30 frentes de trabalho estão distribuídas pela cidade e com este ritmo já foram feitos 208 quilômetros de rede de distribuição e 17 quilômetros de rede adutora, o equivalente a 50% de trabalho executado. São dezenas de equipes de operários, dividindo-se em abertura, compactação e reaterro de valas, assentamento das tubulações e execução dos Testes de Pressão Hidrostáticas-feitos para que se tenha a garantia de que as redes não apresentarão vazamentos quando em operação.

De acordo com João Carlos, se tudo correr bem, a previsão é que já em dezembro de 2009 haja a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água de Porto Velho. “E o mais importante com as obras concluídas 100% das residências terão água tratada e todos os dias”, explicou o secretário.

Segundo a engenheira, da Gerência de Desenvolvimento em Infraestrutura da SEPLAN, Valéria Alcântara, as atividades em todas as frentes de trabalho, em Porto Velho, foram intensificadas com a chegada do verão, o que tornará possível o adiantamento do cronograma inicial. Outro ponto importante, de acordo com Valéria, é que a população tem contribuído com o trabalho que está sendo realizado.

“Alguns questionam os transtornos momentâneos que acarretam a obra, mas têm a consciência de que serão beneficiados,” disse a engenheira acrescentando que a população deve continuar colaborando.

“É de grande importância que os moradores respeitem as sinalizações da obra, os pais devem orientar as crianças quanto a perigo de se aproximar do local, todos devem trafegar apenas pelas vias de acesso e tenham cuidado com os caminhões e máquinas que irão trafegar pela rua”, finalizou.

A Construtora que está executando a obra deixou um telefone à disposição para dúvidas e solicitações (069) 8414 9854.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions