Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Olimpíada do Conhecimento estimula o aprimoramento da educação profissional

Sexta-feira, 06 Junho de 2008 - 15:56 | UNICOM – Unidade de Comunicação Social


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Rondônia envia nesta segunda-feira quatro alunos para a primeira etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento a ser realizada em Blumenau (SC) de 10 a 15 de junho. A competição é voltada a estudantes de cursos técnicos e de formação profissional das Escolas Senai de todo o país.
Os alunos competidores foram os finalistas da fase estadual da Olimpíada do Conhecimento realizada em novembro último e que determinou vagas para a competição nacional 2008 que além de Blumenau/SC, será realizada nas cidades de Porto Alegre/RS (23 a 28 de julho) e etapa final em Curitiba/PR (11 a 16 de agosto).
Em Blumenau, o SENAI-RO terá alunos competindo nas ocupações Confecção Industrial (Darlete Macurape Gomes, de Guajará-Mirim); Panificação (Fred Jean Barros de Oliveira Neres, de Porto Velho); Confeitaria (Marionildo Almeida Landinho, de Porto Velho) e Instalação e Manutenção de Redes (Jaderson Diego do Nascimento Valdivino, de Porto Velho).
O primeiro colocado em cada ocupação na fase nacional representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Educação Profissional - WorldSkills Competition - a realizar-se no Canadá em 2009. Essa participação gera grandes expectativas, já que na última edição realizada em 2007 na cidade de Shizuoka, no Japão, o Brasil (representado pelos alunos do SENAI) foi o segundo colocado geral, atrás apenas da Coréia, e à frente de países como Suíça, Austrália e Japão.
Na área de panificação e confeitaria é utilizado chocolate belga, com uma quantidade maior de cacau (70,4%) para deixar o gosto acentuado. Os competidores passam por sete provas/etapas, o que resulta em recheados moldados, tortas, sobremesas e a parte mais aguardada da competição, que são as esculturas. De acordo com o instrutor Elói Alcântara, exige-se equilíbrio, geometria é simetria antes de criar a peça. “Tem que estudar, é mais que habilidade, requer conhecimento, sendo justamente este o objetivo de Senai, formar profissionais completos para o mercado”, afirma Elói.
O grande desafio dos sistemas de educação profissional é formar competências para o complexo mercado de trabalho atual. O trabalhador de hoje não pode ter apenas habilidades técnicas, mas tem de estar preparado para apresentar soluções, agir e reagir, aplicar conhecimento geral e ter habilidades específicas. Neste sentido, a Olimpíada do Conhecimento é um exemplo da capacidade de uma instituição de colocar-se à prova, de avaliar sua capacidade de formação profissional. É preciso também destacar o papel social da Olimpíada, pois o impacto na vida destes jovens competidores é muito valioso. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também