Rondônia, quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 16 de Março de 2009 - 16h08

Operação Arco Verde é discutida na Seagri

Decom


A rodada de seminários, que começou em Belém no início desse mês, tem o objetivo de dar apoio à mudança do modelo produtivo da região na busca de sustentabilidade ambiental e econômica, coibindo o desmatamento em 36 municípios de quatro estados da Amazônia Legal : Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.

Em Porto Velho, o seminário que acontece nos dias 16 e 17, e conta com a participação de representantes de instituições como os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, das Cidades, do Meio Ambiente; da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento; Embrapa, e outros órgãos dos governos municipal e estadual ligados à regularização fundiária, ao desenvolvimento econômico e ao meio ambiente, a exemplo da própria Seagri, que faz coro com todas as instituições interessadas em promover a adequação ao desenvolvimento sustentável no estado.

Arco Verde

Conforme informações oficiais do governo federal, a operação Arco Verde foi idealizada a pedido do presidente Lula em decorrência da repercussão das ações de controle da Operação Arco de Fogo, realizada ano passado. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) coordenou e identificou ofertas de instrumentos de políticas públicas desenvolvidas no âmbito de 13 Ministérios, tendo como ponto de partida uma série de objetivos, construídos a partir dos problemas relacionados com o desmatamento ilegal na Amazônia Legal, e que abrangem quatro eixos: controle e monitoramento ambiental, ordenamento territorial e fundiário, fomento à produção sustentável e inclusão social e cidadania.

Seminário

Durante esses dois dias, diversas ações estarão sendo apresentadas e discutidas no seminário. O objetivo é redefinir a atuação de cada um frente aos temas propostos. Regularização fundiária e Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) serão os temas centrais que direcionarão as discussões. Neste primeiro dia de seminário, Carlos Magno afirmou que “as políticas a serem desenvolvidas pela operação Arco Verde devem ser trabalhadas em todas as esferas do governo conjuntamente com a sociedade e precisam avançar muito, tanto no mapeamento dos problemas de cada município com histórico de desmatamento e que constam na lista da operação Arco de Fogo (Machadinho, Nova Mamoré, Pimenta Bueno e Porto Velho), como também na criação de alternativas econômicas para os municípios”, enfatizou o secretário, que reforçou ainda a necessidade de se coibir o desmatamento ilegal na região e estimular a implementação de um novo modelo de desenvolvimento que priorize a sustentabilidade.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/operacao-arco-verde-e-discutida-na-seagri)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions