Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 21 de Agosto de 2009 - 14h08

Operação da Sedam coíbe derrubada ilegal na Região de Machadinho e Cujubim

RONDONIAGORA


Quatro caminhões que transportavam madeiras sem documentação, cinco tratores, onze motosserras, armas e munições foram apreendidos na operação desencadeada nesta semana pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam.

A apreensão foi feita numa ação conjunta com a Companhia de Operações Especiais (COE), Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente, Ministério Público e o Batalhão de Polícia Ambiental, na Reserva Extrativista Rio Preto/Jacundá, no município de Machadinho D’Oeste. Além dos equipamentos, vinte pessoas foram presas por estarem retirando árvores dentro da Unidade de Conservação.
De acordo com o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, o órgão ambiental está atento para coibir qualquer tipo de degradação ambiental. A retirada de madeira de forma irresponsável, sem um trabalho sério de reflorestamento, é uma das principais causas do desequilíbrio do meio ambiente, além de contribuir fortemente com o desmatamento no Estado. “O Governo de Rondônia está presente e tem como foco a preservação e a proteção das unidades de conservação”, diz o secretário.

Brito disse ainda que a Coordenadoria de Proteção Ambiental está intensificando as ações de fiscalização em várias regiões do Estado, principalmente em Unidades de Conservação. Na região de Machadinho, os agentes da Sedam já estavam monitorando e fiscalizando toda a área. “Só estávamos esperando o momento adequado para deflagrar a ação e prender os acusados”, diz o coordenador de Proteção Ambiental José Carlos Coutinho. Segundo ele, as atividades estão tento êxito para inibir a degradação ambiental nas regiões do Estado.

A operação, conforme informou o Coordenador de Unidades de Conservação, Luiz Claudio Fernandes, iniciou na Resex do Rio Preto / Jacundá na última segunda-feira (10) no município de Machadinho D’ Oeste e não tem prazo para terminar. “O governo do Estado está cumprindo o dever de proteger a integridade física das unidades de conservação, estamos presentes e não vamos permitir a devastação de nossas florestas”, diz o técnico da Sedam. Segundo ele, essas ações serão continuas em todas as 42 UC´s do Estado assim diminuindo o desmatamento e conscientizando o setor madeireiro a adquirirem somente madeiras em toras extraídas legalmente.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions