Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 28 de Abril de 2009 - 16h37

Operários da Santo Antônio participam de prevenção de acidentes

Abdoral Cardoso


O operador de máquinas Olavo Brasil Paes foi o primeiro dos mais de 2 mil funcionários do consórcio construtor Santo Antônio Energia a receber na manhã de segunda-feira (27), no canteiro de obras da Hidrelétrica de Santo Antônio, uma das 50 mil cartilhas da campanha de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que começaram a ser distribuídas a operários da construção civil na jurisdição do TRT de Rondônia e Acre.

A campanha, coordenada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, conta com a parceria de várias entidades como as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil de Rondônia e do Acre, Ministério Público do Trabalho da 14ª Região, Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e de sindicatos patronais e de empregados.

Depois de entregar os primeiros kit a outros operários que atuam nas frentes de serviços, a presidente do Regional, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, lembrou que os novos indicadores de desenvolvimento econômico regional contribuíram para que a proposta da campanha fosse apresentada às entidades patronais e de empregados durante a audiência do movimento “Conciliar é legal 2008” conduzida pelo juiz da 3ª Vara do Trabalho de Porto Velho, juiz Afrânio Viana Gonçalves.

A impressão das cartilhas foi autorizada de imediato pelo ex-presidente, desembargador Carlos Augusto Lôbo. O movimento nacional “Conciliar é legal” foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em agosto de 2006.
A desembargadora disse, ainda, que a questão dos acidentes de trabalho preocupa muito à todos da da Justiça do Trabalho, e o seu lançamento no canteiro de obras da hidrelétrica tem por objetivo lembrar os operários sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção e cuidado com a integridade física de cada um dos trabalhadores.

O presidente da Seccional da OAB Rondônia, Hélio Vieira, afirmou que a entidade apóia a campanha e espera que a harmonia entre patrões e empregados, a partir do respeito e trabalho com dignidade se transforme em importante elo nessa caminhada pela prevenção de acidentes e doenças do trabalho, bem como defendeu a liberdade sindical para que o trabalhador se filie à entidade que quiser.

Para o juiz do trabalho Afrânio Viana Gonçalves, é importante também do ponto de vista da prevenção de acidentes não expor o trabalhador a riscos durante a travessia do rio, pois o magistrado sabe que a indenização trabalhista tem apenas caráter pedagógico e não repara todos os danos.

O diretor do consórcio ESA, José Bonifácio, lembrou que todas as empresas adotam cuidados de prevenção de acidentes, inclusive com distribuição de equipamentos de segurança e treinamento para utilização. Por intermédio do Programa Acreditar, segundo Bonifácio, específico para formação de mão-de-obra qualificada para atuar no canteiro de obras foram capacitados os primeiros 3 mil operários que trabalham na obra.

O diretor-geral de Obras, Nelson Caproni, ressaltou a iniciativa da campanha, afirmando que merece todos os elogios da classe empresarial e ratificou o compromisso do consórcio com a meta “risco zero” de acidente de trabalho.

O superintendente regional do Trabalho, Rui Mota, anunciou a implantação de um escritório do Ministério do Trabalho no canteiro de obras da hidrelétrica no prazo máximo de 40 dias, a fim de que os operários tenha um canal direto de comunicação com o governo federal. Mota disse que a usina de Santo Antônio é a obra número um do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e isso tem sido repetido pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions