Rondônia, domingo, 25 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 16 de Abril de 2009 - 16h08

Órgãos ambientais querem evitar acidentes provocados por urubus

Renata Kelly da Silva


Para impedir acidentes aéreos com urubus em Porto Velho, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Ibama, Base Aérea e Sema, estudam meios para evitar a presença dos animais em área próxima ao aeroporto.

O levantamento técnico está sendo realizado ‘in loco’ para encontrar as áreas e os pontos atrativos das aves.
Segundo a bióloga da Sedam, Marli Lustosa Nogueira, desde o inicio do estudo, que já dura seis meses, foram encontrados 24 pontos. Os primeiros levantamentos foram feitos com sobrevôo da área no entorno do aeroporto Internacional de Porto Velho Governador Jorge Teixeira de Oliveira. “Com registros fotográficos, identificamos os pontos de maior incidência de aves, possibilitando uma estimativa dos quantitativos nos vários locais de aglomeração de aves”, diz a bióloga. A segunda fase do levantamento, está ocorrendo via terrestre, com o objetivo de identificar a causa de atração de aves nos diversos pontos localizados.

O plano de ação de retirada das aves vai acabar com os pontos atrativos que estão no raio da pista dos aviões. O relatório final dos estudos será apresentado no dia 8 de maio e, a partir destes dados, os órgãos começam as medidas necessárias para evitar acidentes e prejuízos ambientais.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions