Rondônia, quarta-feira, 24 de abril de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 15 de Abril de 2019 - 16h32

Padre fala sobre a importância da celebração da Semana Santa; Confira a programação em Porto Velho

da Redação


Padre fala sobre a importância da celebração da Semana Santa; Confira a programação em Porto Velho

A Semana Santa inicia e a proximidade da Páscoa, que é a celebração cristã da ressurreição de Jesus Cristo, os católicos passam finalizam o período da Quaresma. Segundo frei Luciano Sousa Santos, o período é marcado pela oração, jejum e penitência durante 40 dias para lembrar os dias e noites passados por Jesus no deserto e os sofrimentos.

A Quaresma teve início na quarta-feira de Cinzas e termina antes da missa lava-pés, na Quinta-Feira Santa. “A Quaresma é um tempo que a igreja institui para nossa conversão, mas acima de tudo é tempo de preparação para a celebração do grande mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo. É também um tempo de graça, uma oportunidade que Deus nos dá para nossa conversão pessoal”, esclarece o frei.

Nesse contexto, ele destaca a importância do período para a igreja. “É de suma importância porque é através dessa grande preparação que nós conseguimos celebrar dignamente a Páscoa de Jesus, e é um tempo propício onde à igreja pede nossa conversão através do jejum, oração e da penitência e acima de tudo da caridade”, destaca.

Ao analisar o cenário atual, Frei Luciano relembra que há alguns anos as pessoas se voltavam muito mais para Deus do que nos dias atuais. “Muitas pessoas seguiam as tradições das sextas-feiras e não comiam carne e não diziam palavrões. Era um tempo de silêncio e retrospectiva para dentro de si mesmo. Com o passar do tempo, as pessoas foram perdendo um pouco a cultura e a devoção popular. Mas ainda hoje nós encontramos, em vários lugares, várias pessoas que seguem essa tradição religiosa, que fazem seu jejum e toda economia que eles conseguem com isso eles transformam em solidariedade”, diz.

Durante o tempo quaresmal as igrejas iniciam a campanha da fraternidade onde a igreja reflete temas atuais e sociais levando o cristão através do jejum, oração e penitência, a olhar a realidade que nos cerca. Este ano em especial, a igreja do Brasil todo refletiu sobre políticas públicas que visam à melhoria da vida do povo.

No período quaresmal, todas as sextas-feiras, se celebra e reza a via sacra, onde se vive todo o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Em várias igrejas, as paróquias oferecem a confissão, o sacramento da penitência aonde eles podem se voltar pra si mesmo e reconhecer suas limitações.

Confira a programação de celebrações no Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Antiga São Tiago Maior)

SEGUNDA-FEIRA SANTA
18h – Missa

TERÇA-FEIRA SANTA
06h45 - Missa
09h – Missa
10h30 - Missa
12h - Missa
14h - Terço
16h - Missa
18h – Missa

QUARTA-FEIRA SANTA
06h45 - Missa
09h – Missa
10h30 - Missa
12h - Missa
14h - Terço
16h - Missa
18h – Missa

QUINTA-FEIRA SANTA
06h45 - Celebração a Caminho da Ceia do Senhor
09h às 10h30 - Missa do Crisma
12h - Oração da Hora
14h - Terço
16h - Oração da Hora Noa
18h - Oração das Vésperas
21h às 22h30 - Missa da Ceia do Senhor
22h30 às 24h00 – Vigília

SEXTA-FEIRA SANTA
07h - Oração das Laudes
09h às 10h - Meditação da Via Sacra
10h30 - Oração da Hora Tercia
12h - Celebração do Sermão das Sete Palavras
15h às 16h30 - Celebração da Paixão do Senhor
16h30 - Procissão do Senhor Morto

SÁBADO SANTO
07h - Oração das Laudes
09h às 10h - Celebração das Dores de Nossa Senhora
10h30 - Oração da Hora Tercia
12h - Oração da Hora Sexta
14h - Terço
16h - Oração da Hora Noa
18h - Oração das Vésperas
20h às 22h30 - Solene Vigília Pascal

DOMINGO DE PÁSCOA
05h30 - Missa e Procissão da Ressurreição
08h - Missa
10h - Missa
12h - Missa
14h - Missa
16h - Missa
18h - Missa


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/padre-fala-sobre-a-importancia-da-celebracao-da-semana-santa-confira-a-programacao-em-porto-velho)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions