Rondônia, domingo, 25 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 05 de Outubro de 2009 - 13h52

Palha de milho vira fonte de renda para artesãs de São Felipe do Oeste

Wania Ressutti


Palha de milho vira fonte de renda para artesãs de São Felipe do Oeste
Conhecidas pelos trabalhos feitos em palha de milho e fibra de bananeira as artesãs de São Felipe do Oeste, a 580 quilômetros da capital, Porto Velho, firmam-se em uma atividade rentável e ecologicamente correta.

Após o sucesso com as bonecas, bolsas, baús, chapéus e cestas, entre outros, todos fabricados manualmente com matéria prima retirada de suas propriedades, o grupo realiza nos próximos dias 17 e 18 a 2.ª Festa da Palha de Milho e Fibra de Bananeira.

A atividade em São Felipe vem crescendo a cada ano. Tudo começou com a perseverança e criatividade de um grupo de 25 mulheres que, impulsionadas pelo apoio das extensionistas da Emater, deu início à exploração do artesanato em palha de milho e reciclagem de papel para o comércio. Seus produtos foram expostos dentro e fora do Estado de Rondônia e, de lá para cá São Felipe ganhou notoriedade e fama.

Os produtos são confeccionados palha de milho, fibra de bananeira, buriti, cipó e todo material que possível de ser utilizado. Até os corantes são artesanais, extraídos de sementes da região, como o urucum, que dá o tom alaranjado, o açafrão, utilizado para se obter a cor amarela e outras como cajuru e açaí (roxo), teça e erva mate (marrom).

Para tornar o produto cada vez mais comercializável a Emater já promoveu diversos cursos e até intercâmbios levando as artesãs para conhecerem novas técnicas fora do Estado.

O Projeto Palha de Milho está inserido no Projeto Jatuarana – um projeto que prevê o desenvolvimento sustentável através de atividades agroecológicas e não atrai apenas as mulheres. Com o crescimento da atividade e a perspectiva de renda os homens da comunidade começaram a se interessar pelo projeto e hoje somam-se às artesãs na busca pelo fortalecimento da atividade.

A 2.ª Festa da Palha de Milho e Fibra de Bananeira será realizada nos dias 17 e 18 de outubro, na comunidade Tucuruy, com o objetivo de solidificar a cultura do artesanato em São Felipe. Durante o evento haverá desfile, com modelos exibindo as bolsas confeccionadas em palha de milho e fibra de bananeira, exposição de artesanato, campeonato esportivo e apresentações culturais como o grupo musical “Canarinhos da Terra”.

Os participantes terão ainda a oportunidade de saborear iguarias como vatapá, tapioca, bolo de milho, cural, canjicão, pamonha, pudim de milho, pudim de mandioca e doces das diversas frutas da região como: cacau, coco e outros.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions