Rondônia, 15 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

PARA ABSORVER ATUAL MÃO DE OBRA, MPT ORIENTA NOVAS EMPRESAS DE ÔNIBUS A OPERAR SÓ EM JANEIRO

Quarta-feira, 23 Dezembro de 2015 - 17:15 | RONDONIAGORA


PARA ABSORVER ATUAL MÃO DE OBRA, MPT ORIENTA NOVAS EMPRESAS DE ÔNIBUS A OPERAR SÓ EM JANEIRO
Durante a cerimônia de apresentação de 110 ônibus do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM) – novo consórcio que irá atender aos usuários de coletivo público em Porto Velho, o secretário municipal de Trânsito, Carlos Guttemberg, anunciou o adiamento da entrada do serviço para o mês de janeiro de 2016.



“Para que as contratações sejam oficiais e legais, os trabalhadores terão que pegar um afastamento das antigas empresas, para que o SIM possa registrá-los. Isso ficou definido em reunião no MPT, entre o Sitetuperon, trabalhadores e todos os envolvidos nesta questão”, completou.

Segundo Elizabete Barofaldi, sócia do novo consórcio, todos os trabalhadores para a primeira fase de contratação já foram selecionados, somando 550 pessoas que devem ser registradas em carteira. “Só não pudemos contratar ainda por causa desse contratempo, e em respeito ao acordo feito entre a prefeitura e o sindicato, vamos aguardar que a situação se resolva”, declarou. A empresária revelou ainda que mais de seis mil currículos foram entregues ao consórcio por profissionais que não estão ligados ao antigo sistema.

A princípio, para trabalhar nos primeiros carros que irão circular, sendo três micro-ônibus – com ar-condicionado, 93 ônibus convencionais, 10 executivos – com ar-condicionado, e um ônibus articulado – equipado com ar-condicionado e wi-fi, serão contratados 250 cobradores, 250 motoristas, e outros 50 para trabalhar na garagem em outras funções como fiscal, gerente de frota e mecânicos.

Até o dia 31 de março de 2016, a frota de 180 ônibus, conforme reza o contrato entre a prefeitura e o SIM, deverá estar completa, e contará com o total de 950 profissionais para operar o sistema. O secretário Guttemberg acrescenta que, após os seis meses do contrato emergencial, nova e definitiva empresa deverá ser contratada, por processo licitatório, que já foi aberto e deve ser edital publicado no próximo mês de janeiro. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também