Rondônia, quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 19 de Agosto de 2009 - 12h04

Paralisação de Medicina da Unir continua em Porto Velho

RONDONIAGORA


Continua o impasse entre professores e alunos do curso de Medicina contra a reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Porto Velho. Eles denunciam diversas irregularidades, entre as quais o favorecimento a vestibulandos com a inovação de correção de provas pela própria Unir. Também dizem que estão sendo preteridos por faculdades pagas no que se refere ao estágio.

Uma reunião, ocorrida na reitoria, nesta terça-feira avançou em alguns pontos, mas mesmo assim, os manifestantes decidiram continuar a paralisação.

Veja o resumo da reunião:

1.    Sobre o ato administrativo:

a.    Após forte resistência do Reitor e grande insistência da Comissão de Paralisação, a reitoria cogitou a possibilidade de anular a decisão que resultou na formação de uma banca que re-recorrigiu a prova de alguns vestibulandos, resultando na reclassificação e aprovação de cinco candidatos. A resposta por escrito será fornecida em um prazo de 48 a 72h;

b.    O item 10.1.7 do edital do Vestibular 2010 da UNIR sofrerá reformulação a fim de não permitir que haja dúvidas quanto à possibilidade de recursos administrativos.

2.    Sobre os campos de estágio:

a.    A reitoria se comprometeu a enviar uma comunicação aos órgãos públicos competentes (Ministério Público, Conselho Nacional de Saúde) sobre o descumprimento da resolução do Conselho Estadual de Saúde - RO 009/2006 que determina preferência aos alunos da Universidade Federal;
b.    Essa questão será discutida por meio de reuniões com os Secretários Municipal e Estadual de Saúde, as quais deverão ser agendadas até dia 19/08/2009;
c.    Haverá reunião com os gestores dos centros de saúde envolvidos nas práticas do curso de medicina da Unir: Hospital de Base Ary Pinheiro, Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, Policlínica Oswaldo Cruz, Hospital Infantil Cosme Damião e Maternidade Municipal Mãe Esperança, a fim de garantir a preferência e permanência dos acadêmicos da UNIR em tais campos de práticas.

3.    Sobre os professores:

a.    Haverá reunião, em caráter de urgência, com a Secretaria de Ensino Superior (SESU) a fim de providenciar a contratação de docentes para, minimamente, atender às exigências estabelecidas no Projeto Político Pedagógico do curso;
b.    A reitoria assume o compromisso de agilizar a posse dos docentes aprovados no último concurso.

4.    Sobre o Hospital Universitário:

a.    O impasse na questão do Hospital, de acordo com a reitoria, está na reformulação da planta pela engenheira responsável, a partir de então, esta poderá ser encaminhada à Vigilância Sanitária e submetida a seu parecer. Segundo a própria reitoria, este problema já está sendo resolvido. Após o parecer, toda a documentação será enviada para a liberação dos recursos já conseguidos.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions