Rondônia, terça-feira, 20 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 26 de Março de 2009 - 16h51

Parceria viabiliza controle ambiental em assentamentos de Rondônia

sipam


Um banco de dados digital, com informações geográficas sobre os assentamentos de Rondônia é o resultado da parceria firmada entre o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Porto Velho, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O resultado foi alcançado com a união dos conhecimentos técnicos do Sipam aos dados que o Incra já possuía.

Em março, o Sipam incluiu informações sobre os novos assentamentos que, somados aos que já estavam no sistema, totalizam 166. Cada assentamento foi catalogado nos softwares GeoMedia, para o Incra, e ArcGis para o Sipam, com sua figura geográfica aproximada (uma vez que nem todos estão demarcados). Foram incluídas informações como data de criação, número de famílias beneficiadas e tamanho da área. Esses detalhes facilitarão futuros trabalhos do Sipam relacionados aos assentamentos, sobretudo, no controle do desmatamento nessas áreas.

Carlos Alex Brunholi, do Sipam, esclarece que, com essas informações, será possível sobrepor a imagem do assentamento sobre as de satélite e observar a vegetação, monitorando eventuais desmatamentos. As informações estão sendo incluídas no banco de dados do Sipam e poderão ser utilizadas em estudos de todo o Sistema.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions