Rondônia, quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 23 de Agosto de 2008 - 10h03

Perito criminal Ricardo Molina faz palestra na Faro

Assessoria


Perito criminal Ricardo Molina faz palestra na Faro
Ricardo Molina de Figueiredo, professor da Unicamp, conferencista e perito particular, ministrou palestra sobre “Fonética Forense”. O público, na sua maioria formado por alunos do Curso de Direito, tiveram a oportunidade, no seminário, de ouvir um dos mais respeitados profissionais da área de perícia criminal. Por exatamente duas horas, o palestrante do Seminário, a maior autoridade no país em perícia fonética, demonstrou os meandros das escutas telefônicas e avaliações de outros meios utilizados como provas em processos.

Essas foram algumas das várias abordagens do cientista na sua exposição para 250 membros da comunidade acadêmica de Faro que lotaram as dependências do salão nobre do Campus da instituição. O evento, inicialmente, foi voltado para os alunos de direito, principalmente aqueles que pretendem, depois de formados, atuarem nas Varas Criminais, no exercício da advocacia.

A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente do Conselho de Administração da Faro, professor Sebastião Pinto, que, de início, saudou e agradeceu os presentes e ressaltou a importância do serviço realizado pela perícia: “É um trabalho silencioso, mas primordial para nossa segurança”. Ele, também, parabenizou a comunidade acadêmica da Faro pela iniciativa e pontuou a importância da criminalística no desenrolar da carreira dos advogados que irão atuar em Varas Criminais, já que, inclusive, é advogado criminalista. Também estavam presentes no evento: o diretor executivo da Faro, Getúlio Brito, a professora Cristiane Garcez, que é coordenadora do Curso de Direito e o professor Claudimir Catiari, a quem coube a tarefa de apresentar o currículo do conferencista Ricardo Molina.

O aluno Maurício Filho comentou a palestra e lembrou que o trabalho do perito Ricardo Molina esta centrado nos maiores casos criminais do país, em destaque o mais recente crime televisivo, o da menina Isabela Nardoni. “O Ricardo Molina é o nosso membro real da série americana CSI”. Só que no caso ele é real.

Na ficção, a série é centrada em investigações da cena do crime por um grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, no estado americano de Nevada. Estes cientistas, designados CSIs- Crime Scene Investigators, desvendam crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e pouco comuns.

Segundo o professor Catiari, as pessoas que participaram da palestra tiveram a oportunidade de aprender um pouco a respeito dos conceitos básicos e a importância do conteúdo judicial da perícia fonética forense. “Há varias formas de tentar iludir as pessoas, a identificação e a perícia de escutas telefônicas e outros áudios gravados em circunstâncias adversas carecem de uma comprovação de veracidade, sendo fundamental para a perícia levantar provas e conseguir identificar o criminoso, ou inocentar um cliente”, afirmou o professor.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions