Rondônia, quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 22 de Outubro de 2009 - 10h48

Pesquisadores da FARO participam de encontro Internacional

RONDONIAGORA


Pesquisadores da FARO participam de encontro Internacional
A Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras FARO estará participando do XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro do Mercosul de Parasitologia, no período de 26 a 30 de outubro na Cidade de Foz do Iguaçu Estado do Paraná, O evento esta sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Parasitologia. A FARO será representada pelo Professor/|Pesquisador Ivonei Ottobelli, com o trabalho “Estudo Fitoquímico e atividade leishmanicida de Vatairea guianensis Aubl (FABACEAE)”, tendo como autores Ivonei Ottobelli, Valdir Alves Facundo, Rodrigo Guerino Stabile, Juliana Zuliane, Diana Brito da Frota, Lais Correa Badra, Rejane Manfroi Ottobelli, Henrique Otávio Braga Brasil, João Carlos Tomé, Sheron Rose Aragão Macedo, Cleber Calado Luz e Izaltina Silva-Jardim.

A pesquisa foi iniciada em 2007 com objetivo de realizar um estudo fitoquímico de Vatairea guianensis Aubl (planta que ocorre na Amazônia Ocidental, apresenta pólen néctar como recursos florais) e avaliar a ação das substâncias isoladas sobre a Leishmania amazonensis, parasita causador da leishmaniose tegumentar. Os metabólitos secundários são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas sendo uma proteção contra vírus, bactérias e fungos. Com a finalização da pesquisa o Estado de Rondônia será beneficiado no combate das doenças negligenciadas, doenças tropicais infecciosas como leishmaniose, doença do sono, malária, doença de chagas, que causam danos à saúde das populações.

De acordo com o Professor/Pesquisador Ivonei Ottobelli, a participação no simpósio é fundamental para o desenvolvimento da farmacologia no Estado de Rondônia, “A importância da participação da FARO, no contexto da pesquisa tem o propósito de disponibilizar um aporte significativo de novas formas farmacêuticas com atividades biológicas, novos produtos, moléculas que tragam o benefício da cura das doenças negligenciadas”.

“A FARO tendo como mantenedor o Instituto João Neórico que financia a pesquisa, consolidando a Instituição como Centro de Excelência em Desenvolvimento Biotecnológicos, colocando-se a disposição de empresas e entidades para formar parcerias no desenvolvimento da Ciência & Tecnologias em nosso Estado e Região, com ética e respeito ao meio ambiente sempre em beneficio a sociedade”, ressaltou o professor.

Durante o encontro está previsto para participar aproximadamente 2.500 pesquisadores brasileiros e estrangeiros, apresentando as novidades sobre os avanços e novos desafios da parasitologia no mundo. A programação contará com Exposição de produtos, serviços e equipamentos voltados a área da Pesquisa in foco.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions