Rondônia, quinta-feira, 21 de novembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 25 de Junho de 2019 - 19h04

Plano Municipal de Cultura de Porto Velho é debatido em roda de conversa

da Redação


Plano Municipal de Cultura de Porto Velho é debatido em roda de conversa

Trabalhadores da área da cultura se reuniram na tarde desta terça-feira (25) na Casa de Cultura Ivan Marrocos para debater e produzir o Plano Municipal de Cultura de Porto Velho, que será apresentado em agosto deste ano na eleição da diretoria do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Na Roda de Conversa que termina na próxima quinta-feira (27), artistas de vários seguimentos culturais participaram do encontro.

O diretor de produção Paulinho Rodrigues explica que nesta terça-feira os artistas estão colocando suas demandas no papel para preparar para a conferência em agosto. “Nesse momento, nós teremos todas as setoriais com todas as suas demandas para formatar o Plano de Cultura do Município porque Porto Velho é signatário de um sistema nacional de cultura e precisa atender. O conselho foi criado há seis anos, mas não funcionava, e a partir de agora com a ajuda de todas as setoriais, chegaremos a um documento para atender a conferência e deverá gerir por 10 anos os destinos da cultura do nosso município”, explicou Paulinho.

Criado há seis anos, o conselho não funcionava, segundo o diretor de produção, e então surgiu a necessidade da Roda de Conversa. “Então nós começamos a nos reunir na praça a durante a noite desde o início deste ano para tentar glutinar essas setoriais. As pessoas atenderam nosso chamado e o município começou a nos ouvir. A partir de agora, nós teremos a eleição da diretoria e isso vai fazer com que as pessoas se reúnam e discutam sobre a cultura de Porto Velho, com direção sob o destino desses dois anos”, disse Paulinho Rodrigues.

Durante a Roda de Conversa, os participantes sentam, conversam e escrevem suas necessidades e demandas de cada setor como cultura indígena, artes visuais, teatro, música, dança, circo e entre outros. “Na próxima quinta-feira (27), nós teremos um documento que formatará as todas as demandas. No dia 9 de julho teremos uma nova roda que irá lapidar todo o trabalho para então formatarmos o documento que vai formar o plano de cultura do município”, enfatizou o diretor.

O ator Adailton Alves destacou a importância da Roda de Conversa. “Nessa ocasião a gente pode discutir a perspectiva de uma implantação de cultura que realmente fique independente da gestão, ou seja, que venha se tornar lei para que todos os segmentos sejam beneficiados. Esse é um bom momento para que a gente possa se reunir, conversar e aprofundar todas as áreas para que quando se implantar de fato nenhuma seja esquecido”, destacou.

Para Silvio Augusto, debater sobre as necessidades dos segmentos culturais da uma visibilidade maior para a bandeira cultural. “Aqui nós vamos tirar ideias para tentar levantar a bandeira da cultura no nosso município. Dessa Roda de Conversa com os colegas da música, dança e outros segmentos nós vamos colocar no papel nossas necessidades”, disse.

A Roda de Conversa iniciou nesta terça-feira e segue até a próxima quinta-feira (27), das 14h às 17h e das 18h às 21h, da Casa de Cultura Ivan Marrocos. O encontro é aberto ao público e abrange todos os segmentos culturais.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/plano-municipal-de-cultura-de-porto-velho-e-debatido-em-roda-de-conversa)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions