Rondônia, quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 19 de Novembro de 2008 - 17h05

Planos para usina de Jirau são inalterados, diz Gérard Mestrallet

RONDONIAGORA.COM


Apesar dos imbróglios jurídicos e ambientais, os planos para a construção da usina de Jirau, no rio Madeira, estão inalterados. A afirmação é do presidente mundial da GDF Suez, Gérard Mestrallet, à revista Exame deste mês. Mestrallet revelou que muitos projetos hidrelétricos têm levado um longo tempo para conseguir as aprovações e as licenças são contestadas na Justiça, mas que isso não vai alterar as intenções estratégicas. “O setor energético e o ambiente de negócios brasileiros têm estabilidade”, disse Gerárd Mestrallet.

Questionado sobre o impacto da crise financeira mundial, o presidente da GDF Suez afirma que o grupo não foi muito afetado e que tem o melhor desempenho de todas as ações da França desde o começo do ano. “Temos o segundo ou terceiro maior valor de mercado do País, dependendo do dia. Estamos em negócios de longo prazo, que são demandas eternas”.

Sobre o papel do Brasil para o desenvolvimento de novas fontes de energia, Mestrallet diz que pode haver uma união de fontes enérgicas. Mesmo com as hidrelétricas como eixo central da produção energética, pode-se contar com fontes eólicas, tratamento do lixo, biomassa e o gás natural.
A revista Exame também questionou o presidente da GDF Suez sobre a energia nuclear. “A energia nuclear não é uma hipótese, é uma realidade. A questão é saber onde serão construídas mais usinas. Trata-se de uma fonte limpa de energia, que não contribui para o lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera”, respondeu.

Por último, Gerárd Mestrallet falou sobre a imagem das empresas de energia diante de questões ecológicas. Segundo ele, 80% da geração da Suez têm baixa ou nenhuma emissão de gás carbônico e está pronta para aumentar os investimentos em energias renováveis. “O setor privado vai ser o grande responsável pelos investimentos nas próximas décadas”.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions