Rondônia, segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 06 de Julho de 2009 - 21h29

Polícia desmonta esquema de extração ilegal de madeira

Agência Folha


A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou ontem operação para desmontar um esquema de fraudes em créditos florestais que permitiu, segundo a polícia, a extração ilegal do equivalente à carga de 2.500 carretas de madeira.

Dezenove mandados de prisão estavam sendo cumpridos em Cuiabá e sete municípios da região norte do Estado. Até a conclusão desta edição, 13 pessoas já haviam sido presas na operação, que foi batizada como "Pinóquio", em referência aos documentos falsos empregados no esquema.

Entre os suspeitos de envolvimento no esquema, estão fazendeiros, madeireiros, engenheiros florestais e empresários supostamente envolvidos na grilagem de terras. Segundo as investigações, o grupo movimentou, entre 2006 e 2007, cerca de R$ 80 milhões em créditos florestais "frios".

"Eles falsificavam documentos e criavam empresas ′fantasmas′. Com a documentação falsa, conseguiam aprovar planos de exploração florestal ou de manejo. O sistema gerava créditos que eram comercializados com madeireiros. A origem é legal, mas a venda virtual", disse o delegado Roberto Amorim, da delegacia ambiental.

A investigação se concentrou em seis projetos de manejo nos municípios de Nobres, Nova Maringá, Aripuanã, Nova Bandeirantes, Paranaíta e Juara. Os planos davam direito à exploração de madeira nesta áreas, mas, segundo a polícia, os desmates eram realizados em outros locais --possivelmente, em áreas protegidas.

A fraude foi percebida pelos sistemas de controle interno da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. "O sistema começou a monitorar que havia trânsito de crédito, mas quando comercializados eram só na forma de papel e não de madeira", disse o secretário Luiz Henrique Daldegan.

Segundo nota da Polícia Civil, os suspeitos responderão por formação de quadrilha, falsidade ideológica e crimes contra a administração ambiental.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/policia-desmonta-esquema-de-extracao-ilegal-de-madeira)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions