Rondônia, sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 10 de Maio de 2016 - 16h47

Policiais rondonienses recebem treinamento da polícia americana contra fraudes de documentos

Da Redacao


Com a proposta de qualificar mais de 100 policiais civis e militares para a identificação de documentos falsos, o Escritório de Segurança Diplomática da Embaixada Americana promoveu, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), o curso “Itens de segurança de documentos, detecção de impostores e motivação para o uso de documentação falsa”.

O treinamento foi ministrado na Academia da Polícia Civil em Porto Velho, com duração de 6h, contendo aulas teóricas e práticas. Foi a primeira vez que o Estado de Rondônia recebeu esse treinamento que percorre várias cidades do Brasil.

De acordo com dados da Polícia Civil, Rondônia apresenta crimes de falsificação de documentos cartorários, Carteiras de Identidade e de Habilitação.

O secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, destacou a importância do curso para os servidores.

“É uma honra essa parceria com a polícia americana, que já tem uma larga experiência nesse tipo de trabalho. Precisamos melhorar muito nossos serviços, mas acredito que estamos no caminho certo. Cada treinamento tem o seu valor porque agrega conhecimento aos policiais, que estão sendo treinados para tentar coibir qualquer tipo de ação delituosa de pessoas mal intencionadas que fazem uso de documentos falsos”, salientou Reis.

O delegado-geral de Polícia Civil, Eliseu Müller, destacou que a capacitação vai promover a troca de informação entre os dois países, facilitando o combate ao narcotráfico.

“Uso de documentos falsos é o nascedouro para que ocorram a exportação e importação de drogas. Daí a necessidade dessa parceria. O interesse é dos dois países, já que o Brasil também exporta drogas para outros países, o que de certa forma acaba afetando a todos”, disse.

O adido policial de investigações do escritório de Segurança Diplomática dos Estados Unidos, Joel Gomez, também destacou a importância da integração entre os dois países.

“Fazemos a proteção de pessoas, investigações criminais no exterior, tudo que envolva tráfico de pessoas e drogas. Investigamos, também, fraudes de documentos de viagem, passaportes e vistos. Estamos aqui para trocar informações com as polícias e apresentar ferramentas para identificar documentos falsos”, disse Gomez.

Maria Cláudia Oliveira, investigadora do Serviço de Segurança Diplomático da Agência Policial Federal dos Estados Unidos (DSS), disse que uma polícia treinada na identificação de documentos falsos consegue evitar crimes de terrorismo, tráfico de drogas e pessoas, bem como, outros crimes associados ao uso de documentação falsa.

Devido ao bom aproveitamento do curso e sua importância, a Sesdec está intermediando parceria com a DSS para a realização de um curso mais amplo contemplando outros servidores da segurança pública de Rondônia.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/policiais-rondonienses-recebem-treinamento-da-policia-americana-contra-fraudes-de-documentos)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions