Rondônia, terça-feira, 24 de maio de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 17 de Janeiro de 2022 - 19h25

Porto Velho começa a vacinar crianças contra a covid-19

da Redação


Porto Velho começa a vacinar crianças contra a covid-19

A inclusão das crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO) começou nesta segunda-feira (17), em Porto Velho, em duas frentes. As crianças de 11 anos receberão as doses nas unidades básicas de saúde e no ponto instalado no Porto Velho Shopping. As imunossuprimidas e portadoras de deficiência permanente, de 5 a 11 anos, serão imunizadas exclusivamente nas unidades Aponiã, Castanheiras, Caladinho e São Sebastião.

A campanha de vacinação contra a covid-19 para essa faixa etária começou oficialmente na tarde desta segunda-feira (17) na Escola Municipal Francisco Lázaro dos Santos, ao lado da Unidade de Saúde Castanheira, zona Sul da cidade. Inicialmente, as crianças de 11 anos receberão as doses, assim como as imunossuprimidas e portadoras de deficiência permanente, de 5 a 11 anos.

O prefeito Hildon Chaves explicou que Porto Velho tem cerca de 55 mil crianças que irão receber o imunizante. Ele acredita que dentro de 45 dias esse público já esteja vacinado, começando pelos de 11 anos até chegar aos de 5. “Nós temos feito um apelo especial aos pais e mães para que não deixem de vacinar seus filhos, e que protejam a vida desses meninos e meninas. A vacina representa a ciência e ela é realmente muito eficaz e tem salvado milhões de vidas em todo mundo”, declarou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Porto Velho recebeu, até o momento, 3 mil doses do imunizante. A previsão é que receba na terça-feira (18) uma nova remessa do Ministério da Saúde.

Locais de vacinação

A secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, explica que Porto Velho, nesse primeiro momento, vai atuar de duas formas simultâneas na imunização das crianças. Em uma, equipes de vacinadores vão atender nas escolas ao lado das Unidades de Saúde dos bairros Castanheira, Caladinho, São Sebastião e Aponiã somente aquelas crianças com comorbidades ou deficiência permanente, de 5 a 11 anos, das 13h às 17h. Os pais ou responsável devem apresentar receita médica, prescrição ou laudo médico para comprovar a situação de prioridade.

Já nas demais unidades de saúde (das 13h às 17h) e no Porto Velho Shopping (das 13h às 19h) serão atendidos os menores com 11 anos de idade sem comorbidades ou deficiência. “A princípio estamos vacinando apenas crianças com 11 anos de idade. Na medida que formos avançando, atenderemos as demais”, ressalta Pasini.

Nesta etapa da campanha é utilizada a vacina pediátrica Pfizer intramuscular. Após oito semanas será ministrada a segunda dose do imunizante.

A Semusa destaca que a vacinação dos adultos continua normalmente nas unidades de saúde e no Porto Velho Shopping.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions