Rondoniagora.com

Rondônia, 25 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Porto Velho terá novo sistema de coleta de lixo

Quinta-feira, 11 Dezembro de 2008 - 19:46 | Assessoria


O tratamento dado ao lixo em Porto Velho não será mais o mesmo. Essa foi a reação do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, ao ser informado da aprovação, pelo Tribunal de Contas do Estado, do edital que prevê alteração em todo o sistema, desde a coleta, transporte e destinação final dos resíduos. O edital foi aprovado nesta quinta-feira (11). Com isso, a Prefeitura dá início à condução do processo licitatório para a contratação de uma nova empresa.
“Foram necessários quase dois anos de aprimoramento do edital até que se chegasse ao resultado que será conhecido em breve pela população. Isso tudo com o apoio técnico do próprio Tribunal de Contas e do Ministério Público. Trata-se de um sistema semelhante ao utilizado nos grandes centros urbanos do país. É o caso de São Paulo, onde o trabalho não consiste apenas em coletar e transportar o lixo, mas prioriza também os vieses ambientais, sociais e econômicos gerados por toda a cadeia”, ressaltou o prefeito. Com isso, Porto Velho será o primeiro município do Norte com sistema de tratamento integrado de lixo.
A empresa vencedora da licitação terá concessão sobre o serviço durante 20 anos, além de coletar e transportar o lixo, a concessionária terá que criar um aterro sanitário, um sistema próprio para destinação final dos resíduos de saúde, realizar a coleta seletiva, desenvolver um programa de educação ambiental junto à comunidade, e ainda construir dois ecopontos para reciclagem do lixo com a utilização de cooperativas, de forma que gere emprego e renda para os catadores.
“Com a implantação do novo sistema, estima-se que sejam gerados cerca de 250 empregos, entre a concessionária e as cooperativas”, afirmou o secretário municipal de Serviços Básicos (Semusb), Jair Ramires, acrescentando que para entrar na disputa, as empresas interessadas terão que comprovar solidez financeira e conhecimento técnico da área.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News