Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Pouco mais de 13 metros: Nível do Madeira atinge nível atípico, diz Defesa Civil

Quinta-feira, 06 Fevereiro de 2020 - 15:41 | da Redação


Pouco mais de 13 metros: Nível do Madeira atinge nível atípico, diz Defesa Civil

O nível do Rio Madeira, que marcou 13,13 metros na manhã desta quinta-feira (6), continua sendo monitorado diariamente pelas equipes da Defesa Civil Municipal. O mesmo trabalho é feito pela Marinha do Brasil.

Segundo o coordenador interino da Defesa Civil, Rogério Felix, suas equipes estão fazendo um monitoramento das áreas sujeitas a desbarrancamento, na estrada do Ramal Maravilha e um trabalho de levantamento feito pelos engenheiros.

Na Estrada do Belmont, que está sendo recuperada pelo DER e Semagric, são realizados trabalhos de alteamento, preparando para um possível asfaltamento. As equipes ficam monitorando esses trechos diariamente, segundo o coordenador interino.

Sobre a elevação ou redução do rio nos últimos dois dias, a Defesa Civil informou que em duas semanas houve uma redução bem significativa em relação ao ano de 2019, que se encontrava com 15,42 metros, e hoje medindo 13,13 metros, diferença de 2,28 metros, bem atípico pra essa época do ano, bem abaixo.

Em relação às famílias que moram em áreas de risco, o coordenador interino disse que suas equipes da gerência de vistoria orientam constantemente os moradores. “Eles têm um cronograma a cumprir toda semana, que são as visitas a uma comunidade diferente”, disse Rogério Felix.
Cerca de 14 famílias que estavam em locais de riscos, foram retiradas do Bairro da Balsa e do Beco do Birro e encaminhadas para dois empreendimentos, o qual estavam aguardando receber suas casas.

Outras famílias que estão em área de risco, já foram identificadas e estão aguardando somente a residência. “Estamos torcendo para que as famílias sejam contempladas com as casas. Nós aguardamos para iniciar demolição dos imóveis assim que forem desocupados para evitar novas ocupações nessas as áreas de risco”, explicou o coordenador interino.

A Marinha do Brasil informou que suas equipes estão monitorando diariamente o nível do rio. O órgão orienta aos usuários cuidados ao navegar, principalmente no período da noite. Durante as inspeções, as equipes fiscalizaram se os itens de segurança das embarcações grandes estão à disposição dos tripulantes. O mesmo cuidado, serve para as embarcações pequenas.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também