Rondônia, quarta-feira, 3 de junho de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 08 de Maio de 2020 - 12h22

Praça Jonathas Pedrosa terá limpeza geral neste sábado; camelôs concluem retirada de materiais

da Redação


Praça Jonathas Pedrosa terá limpeza geral neste sábado; camelôs concluem retirada de materiais

Aos poucos a praça Jonathas Pedrosa, localizada na Avenida 7 de Setembro, no Centro Porto Velho, vai sendo desocupada pelos camelôs, após determinação do Ministério Público Estadual como forma de enfrentamento ao Coronavírus.

Os permissionários que ocupavam a praça e parte da travessa Barão do Rio Branco, eram camelôs legalizados remanescentes do shopping popular, que foram obrigados a abandonar seus antigos locais durante a histórica enchente do Rio Madeira em 2014.

Na quinta-feira (7), após um princípio de confusão, quando foram alertados de que deveriam sair ou teriam os materiais destruídos, eles ainda fecharam a 7 de Setembro, mas decidiram acatar a ordem. Nesta sexta-feira (8) eles ainda permaneciam recolhendo produtos, lonas e madeiras usadas nas barracas.

A Prefeitura disse que vai aguardar que os camelôs encerrem a retirada de seus materiais e no sábado vai providenciar limpeza completa do local, que poderia ser foco de Coronavírus.

Praça Jonathas Pedrosa terá limpeza geral neste sábado; camelôs concluem retirada de materiais

Recomendação

Em nota, a Prefeitura disse que a Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos e do Departamento de Posturas Urbanas, atendeu a recomendação do Ministério Público Estadual para a retirada de todas ocupações irregulares em logradouros públicos, com ênfase na Praça Jonathas Pedrosa.

A nota diz ainda, que antes do decreto de calamidade pública, a Prefeitura já estava planejando a retirada dos vendedores ambulantes, tanto que os mesmos já tinham sido notificados do que seria realizado. Na ocasião, foi feito um acordo para que não trabalhassem no local, considerado inapropriado e por não ter condições e nem controle sanitário.

Outra situação que foi acordado entre a Prefeitura e os ambulantes, segundo a nota, é que durante vigência do decreto não poderiam funcionar, por não estarem incluídos no critério de serviço essencial. Alguns ambulantes descumpriram o decreto, o que motivou o Ministério Público a expedir nova recomendação para que a Prefeitura resolvesse a situação.

A Prefeitura mais uma vez, segundo a nota, através do Departamento de Posturas Urbanas notificou todos os ambulantes para que retirassem seus materiais, porque a Praça seria limpa pela Prefeitura. Nessa quinta-feira não foi feita nenhuma apreensão de mercadoria, mas apenas feito pedido para que os ambulantes retirassem seus produtos.

A Prefeitura informou que disponibilizou veículos para levar as mercadorias dos ambulantes para onde eles quisessem, no entanto alguns ainda resistiram e descumpriram a recomendação do Ministério Público. Quando a pandemia passar, a Prefeitura garantiu que irá realocar todos os ambulantes em um local apropriado com banheiros químicos fora da Praça Jonathas Pedrosa, onde eles terão infraestrutura adequada para trabalhar.

Praça Jonathas Pedrosa terá limpeza geral neste sábado; camelôs concluem retirada de materiais

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions