Rondônia, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 04 de Dezembro de 2018 - 17h03

Prazo para conclusão das obras dos viadutos é prorrogado para 2019

da Redação


Prazo para conclusão das obras dos viadutos é prorrogado para 2019

Diferente do que havia informado quando liberou parte do viaduto da Campos Sales, em Porto Velho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não irá concluir a obra até dezembro deste ano. Segundo o órgão, o prazo não será cumprido por causa de outra obra que está sendo concluída na Rua da Beira. Já a parte que vai da Faculdade Faro até a Estrada do Areia Branca já foi finalizada cerca de 96%. Todo o complexo deverá ser entregue no primeiro semestre de 2019. O custo de todo o projeto ultrapassa a casa dos R$ 90 milhões.

O viaduto da Campos Sales é o quarto de seis viadutos que começaram a ser construídos na capital de Rondônia ainda em 2009. Quase 10 anos depois, as construções ainda não finalizaram e seguem com o objetivo desafogar o trânsito. Do projeto inicial, já estão liberados os elevados da Jatuarana, Trevo do Roque e da Três e Meio. No total, são 16 quilômetros de marginal - da Faro até o Areia Branca - mais as passagens do Trevo do Roque, Três e Meio, acesso a Rio de Janeiro, Campos Sales e Prudente de Moraes, onde ainda está em obra.

O Dnit informou que não irá entregar a obra em dezembro porque está sendo incluído no contrato o trecho da Rua da Beira que fica entre a Estrada dos Japoneses e o viaduto da Jatuarana de um lado, e também da Guaporé até a Rio Madeira do outro lado, para que sejam concluídos todos os serviços que ficaram sem execução, inclusive toda a sinalização para acabar com a confusão de carros na contramão.

De acordo com o engenheiro do DNIT, Emanuel Nery, a parte da obra que requer trabalho dobrado se concentra na trincheira da Prudente de Moraes onde será feita uma passagem inferior para que os veículos, que seguem da Zona Sul para o Centro, passem por baixo da BR. "A obra está a todo vapor e dentro do cronograma esperado. Também está sendo feita uma marginal ao lado da BR próximo a Prudente de Morais que vai até na nova sede da PRF na estrada do Areia Branca. No local, está sendo feita toda a escavação, terraplenagem e drenagem. Uma parte da pavimentação asfáltica já está pronta", esclareceu o engenheiro.

Na lateral da BR-364, que também faz parte do viaduto da Campos Sales, estão sendo executados os serviços complementares de acabamento como meio fio, sarjeta, calçada, ciclovia, plantio de grama, árvores e sinalização horizontal e vertical. No viaduto da Campos Sales, onde foi feito aterro de rocha para sustentar toda a estrutura, será colocado grama em todo o entorno do local durante o período de chuva.

Na Avenida Prudente de Moraes falta concluir a etapa de terraplanagem e acabamento das estruturas que estão sendo construídas para finalizar com a pavimentação asfáltica. “Já foi feita toda a laje superior, onde os carros irão passar por baixo, está sendo finalizada a drenagem e em parte da pista já começou a ser feita a pavimentação asfáltica. Ainda falta concluir o encabeçamento das estroncas e escavação da parte de baixo. Feito isso, todo o projeto que comtempla seis viadutos estará 100% finalizado”, completou o engenheiro.

O acesso à parte superior do viaduto da Avenida Campos Sales foi liberado no dia 4 de julho deste ano e, segundo o engenheiro do Dnit, foi essencial para que o trânsito no local ficasse mais rápido e sem congestionamentos. O viaduto é usado como principal rota para os moradores da Zona Sul em direção ao centro e outras partes da cidade.

Prazo para conclusão das obras dos viadutos é prorrogado para 2019

Até o final do ano, o Dnit garantiu que estarão finalizadas as obras no Roque, Três e meio, Rio de Janeiro, Campos Sales, marginal, com exceção do segmento da Rua da Beira a Estrada do Japonês que foi incluído agora, e, possivelmente, a passagem inferior da Prudente de Moraes. “O prazo contratual de todas as obras vai até junho de 2019, mas a maior parte da obra já está concluída, mais de 95%”, informou Emanuel.

Melhorias
A observação da dinâmica do trânsito nos principais pontos que antes eram de congestionamentos já é capaz de demonstrar melhora no tráfego de veículos. Segundo o Dnit, a Zona Sul ganhou alternativas, não há mais fila na Avenida Campos Sales no sentido Centro bairro e muitos condutores já acessam o centro da cidade vindo da Zona Sul passando por baixo da BR no Areal da Floresta e acessando a Avenida Rio de Janeiro, mesmo antes da conclusão da obra, mas já em uso.

No sentido centro-bairro, o caminho pela Avenida Nações Unidas ganhou tempo com o retorno por baixo da rodovia, também o caminho do centro para o bairro pela Avenida Rio de Janeiro e passando por baixo da rodovia, destacando o fim do problema que havia no trevo do Roque.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/prazo-para-conclusao-das-obras-dos-viadutos-e-prorrogado-para-2019)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions