Rondônia, sábado, 26 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 01 de Abril de 2017 - 09h14

Prefeito conhece proposta de revitalização da Madeira-Mamoré

da Assessoria


Prefeito conhece proposta de revitalização da Madeira-Mamoré

O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves recebeu uma proposta de revitalização da histórica região da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O levantamento inclui estudos sobre ocupação turística e atividades econômicas de espaços, no trecho que vai do mirante ao Cai N'água, incluindo os trilhos da ferrovia até a comunidade de Santo Antônio, tudo com obras de urbanização.
A apresentação foi feita pelo presidente da Funcultural, Antônio Ocampo, pelo assessor especial Márcio Freitas Martins e por técnicos e engenheiros da prefeitura. Os responsáveis explicaram detalhadamente a Hildon a preocupação em incluir no projeto espaços destinados a atividades culturais, comerciais, de lazer, entretenimento, biblioteca, shopping popular, praça de alimentação, entre outros.

Tudo está sendo discutido com a SPU (Superintendência de Patrimônio da União) e do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além do Ministério Púbico Federal. Entre as preocupações do prefeito Hildon, além da revitalização da principal referência turística e cultural de Rondônia, é transformar a região num atrativo turístico perene, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e de sua economia.

Ao final da apresentação, o governante se disse satisfeito com o que viu e parabenizou as equipes pela iniciativa que “se alinha com o que eu penso para Porto Velho”. Incentivador do resgate e da preservação de elementos históricos e culturais, Hildon acredita que, depois de pronto, “o projeto transformará a área da EFMM em autossustentável, recebendo centenas de pessoas por dia, seja para passear de barco, contemplar o pôr do sol, fazer compras, se alimentar. Enfim, teremos um espaço multieventos ao estilo da Estação das Docas, de Belém do Pará”.

Dias antes da apresentação da proposta, o prefeito reuniu-se com representantes do MPF em Porto Velho, Iphan e SPU para externar sua intenção em executar projetos e definir o que pode ser feito em intervenções no patrimônio da EFMM, informando às autoridades sua disposição em buscar meios para viabilizar a execução do projeto.

Emprego e renda

Na visão de Freitas Martins, assessor especial do prefeito, “o projeto vai mudar para melhor o aspecto geral do acervo patrimonial da Madeira-Mamoré e sua importância para Porto Velho, ajudando sua economia, gerando emprego e renda, formalizando mão-de-obra, além de atrair grandes investidores para a geração de mais postos de trabalho”.

Já o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, disse que o trabalho é a “projeção do que poderá ser a Madeira-Mamoré daqui a alguns meses. O estudo aponta a viabilidade para uso e ocupação dos espaços existentes entre o mirante e o Cai N'água e também os trilhos da ferrovia que vão de Porto Velho até Santo Antônio. Agora vamos partir para buscar os meios necessários para a execução do projeto”.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions