Rondônia, 05 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Prefeito eleito vai visitar cada uma das secretarias e órgãos da administração municipal

Quarta-feira, 16 Novembro de 2016 - 15:05 | Da assessoria


Teve início oficialmente na manhã desta quarta-feira o processo de transição da atual gestão do prefeito Mauro Nazif para a equipe do prefeito eleito, dr Hildon Chaves. O primeiro contato das equipes com a presença do prefeito e do vice-prefeito eleitos, foi na Sala de Reuniões do gabinete do prefeito no Palácio Tancredo Neves.



A reunião, segundo dr Hildon, serviu basicamente para detalhar o roteiro e a metodologia a ser adotada para a troca de informações. Da parte da gestão que sai em 1º de janeiro de 2017, o coordenador da equipe, Jorge Alberto Elarrat, disse que todas as informações solicitadas serão repassadas sem qualquer entrave. A colaboração e transparência entre as duas equipes, que a partir de agora passam a ser uma só, já tinham sido acertadas em reunião ocorrida dois dias após o segundo turno entre o prefeito Mauro Nazif e o prefeito eleito.

Dr Hildon explicou que a transição é de extrema importância, sobretudo, para facilitar o planejamento das ações mais imediatas e garantir a regularidade na prestação dos serviços essenciais à comunidade. Ele afirmou que a partir de agora se dedicará em tempo integral ao planejamento para implementação de suas propostas de campanha. Ainda durante a transição, ele visitará cada uma das secretarias e outros órgãos, além de todas as unidades de saúde.

A necessidade de um ajuste importante nas despesas, uma das medidas que o novo prefeito já vinha repetindo ainda durante a campanha, cristalizou-se com base em números prévios obtidos. A inquietação da receita, por exemplo, causada por conta das usinas é uma das grandes preocupações. Durante a construção das duas hidrelétricas no rio Madeira (Santo Antonio e Jirau), o ISS (Imposto Sobre Serviços) alimentou sozinho boa parte da arrecadação. No entanto, na medida em que as obras foram sendo concluídas, a receita do ISS caiu até deixar de ser significativa.

Em compensação, quando as turbinas começaram a entrar em funcionamento, as usinas passaram a pagar royalties mensais em valores que cobriam a queda do ISS. Com a seca do rio Madeira, a partir de julho, no entanto, as usinas reduziram a produção de energia e o consequente volume de recursos dos royalties. Uma receita que era de R$ 6 milhões, em pleno momento de crise econômica caiu para algo em torno de R$ 2 milhões.
Independente do quadro que venha encontrar, dr Hildon, está otimista e confiante de que conseguirá cumprir todo seu plano de governo. Nesta quinta-feira ele já participa de reuniões em algumas secretarias e na sexta-feira, a convite do ministro dos transportes, Maurício Quintela, vai acompanha-lo em visita que fará ao canteiro de obras da ponte sobre o rio Abunã, na BR-364, sentido Rio Branco-AC.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também