Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Prefeito garante que transporte coletivo retorna ainda nesta sexta-feira

Sexta-feira, 01 Fevereiro de 2019 - 11:25 | da Redação


Prefeito garante que transporte coletivo retorna ainda nesta sexta-feira

No início da tarde desta sexta-feira (1º), o transporte coletivo de Porto Velho vai voltar a funcionar, segundo informações divulgadas pelo prefeito Hildon Chaves, por meio de vídeo nas redes sociais. A crise alegada pelo Consórcio SIM deve-se a um desequilíbrio econômico no contrato. O consórcio é formado por duas empresas: a Ideal, que foi afastada pela Justiça da administração, e a Amazontur que assume a administração a partir de hoje.

“Conseguimos resolver uma questão extremamente complexa que envolvia conflito de gestão empresarial entre dois grupos, ações da justiça do trabalho por parte do sindicato, ações da justiça estadual por parte do consórcio. Toda a equipe da prefeitura conseguiu resolver essa crise enorme, diria que foi a maior do nosso governo, embora não tenhamos responsabilidade direta na ocorrência desses fatos”.

Conforme o prefeito, até por volta de meio dia começam a rodar pelo menos 50 ônibus. Toda a frota estará rodando na segunda-feira (4). Ainda no vídeo, Hildon Chaves falou sobre as dificuldades para resolver o problema instalado.

“Recebemos uma empresa a nível precário, sem uma licitação, sem uma concessão, e que teve início em 2015. Durante todo esse tempo temos procurado apoiar o transporte coletivo. Quando assumimos concedemos o aumento para R$ 3,80. Naquele momento, o consórcio já vinha amargando perdas financeiras e a gestão anterior se absteve de realizar esses ajustes e provocou o desequilíbrio financeiro no consórcio. Os novos gestores estão firmando acordo com outras empresas para operacionalizar emergencialmente e vão apresentar propostas de melhorias para o sistema que a população precisa e espera. Isso foi um longo trabalho de negociação e de articulação”, esclareceu Hildon Chaves.

Segundo o secretário da Semtran, Nilton Kisner, a empresa está pronta para retornar as atividades e que depende apenas da apresentação dos trabalhadores na garagem da empresa.

Conforme o Sitetuperon, uma assembleia foi realizada nesta sexta com os trabalhadores que concordaram em retornar as atividades ainda hoje, mas com a condição de que a empresa Amazontur faça um novo contrato, com início a partir deste 1º de fevereiro. O pedido de rescisão indireta vai continuar contra o consórcio. Ainda conforme o sindicato, ontem o Consórcio SIM pagou para os funcionários o visa vale que estava atrasado. Neste momento, Sindicato e Amazontur discutem a nova proposta.

Como está a questão do transporte coletivo?

Publicado por Dr. Hildon em Sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também