Rondônia, quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 17 de Dezembro de 2009 - 11h43

Prefeitos de Rondônia debatem saneamento junto a Funasa e Caerd

Assessoria


A demora nos processos de análises dos projetos de saneamento dos municípios foi o principal ponto de debate entre prefeitos, Fundação Nacional da Saúde (Funsa-RO) e Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), durante reunião técnica, nesta terça (15). Os gestores municipais compareceram para ouvir as explicações sobre as pendências nos projetos, que foram passadas pelo coordenador da Funasa, Josafá Marreio e pela presidente da Caerd, Rose Sena. O encontro foi sugerido pelo presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), prefeito Laerte Gomes, de Alvorada do Oeste e seu vice, Luis Gomes, de Nova União.

Josafá e Rose se comprometeram, por meio do auxílio da AROM, em acelerar as análises dos projetos, resolvendo as pendências em um trabalho conjunto, entre os engenheiros dos órgãos e técnicos das prefeituras. “Vamos desenvolver estratégias para trabalharmos juntos num mutirão para dar resolução aos casos que aguardam aprovação após conclusão das análises”, disse o coordenador da Funasa, que também reclamou da pouca freqüência de alguns engenheiros no acompanhamento dos projetos elaborados pela prefeitura.

Já o prefeito Luis Gomes, que faz constantes visitas à Funasa e Caerd para verificar os projetos, os órgãos não vêm correspondendo às necessidades dos gestores. Ele desabafou disparando que “as respostas são muito demoradas. O que se nota é uma certa priorização aos municípios maiores”. O prefeito explicou que a maioria das prefeituras gasta em vão com emissões de licenças ambientas, para a execução das obras e que, as mesmas vencem sem que o projeto seja liberado, como é o caso de um que está travado desde o ano de 2007. Luis Gomes defendeu que a reunião não fosse apenas um encontro de prefeitos, mas que, seja considerado um marco decisório para o setor.
Na avaliação do presidente da AROM, Laerte Gomes, a reunião representou um grande avanço junto à Funasa. “Hoje nós pudemos expor as nossas preocupações quanto das obras que resultarão em melhorias na saúde pública dos rondonienses, com a implantação dos sistemas de esgoto, drenagem e água tratada nos municípios”, disse o municipalista, que elogiou o empenho de Josafá e Rose Sena, que se disponibilizaram em contribuir com a conclusão das análises no menor tempo possível.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions