Rondônia, quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 27 de Janeiro de 2010 - 15h07

Prefeitos de Rondônia e autoridades de saúde discutirão Dengue nesta sexta

RONDONIAGORA


Diante da confirmada epidemia de dengue no estado, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), decidiu mobilizar todos os prefeitos para intensificar as medidas de combate à doença. Para isso, os 52 gestores, acompanhados de seus secretários municipais de saúde, estarão reunidos com representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público, Procuradoria Geral da República e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU). O encontro está marcado para esta sexta-feira (29), às 09hs, na Câmara Municipal de Ji-Paraná.

Da reunião, sairá um documento oficial, elaborado pelos gestores municipais, solicitando suporte dos governos estadual e federal, de acordo com o presidente da AROM, prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes (PR). O dirigente lembrou, na manhã desta quarta (27), que “o problema da dengue não deve ser responsabilidade apenas dos prefeitos”, e que pelo menos parte dos gastos com atendimentos e medicamentos deve ser subsidiada, já que Rondônia enfrenta uma das piores epidemias de dengue já registrada”.

Números atualizados sobre o quantitativo de infectados pela dengue em todo o estado serão passados pelo secretário estadual de saúde, Milton Moreira. “O encontro também é uma importante oportunidade que estamos criando para que os prefeitos possam expor a situação, município por município, às autoridades presentes”, disse Laerte, que destacou o convite enviado pela AROM aos representantes do Ministério da Saúde, Dr. Maria de Fátima e do Ministério Público, promotor de Justiça do Consumidor e da Saúde, Hildon de Lima Chaves.

Preocupação

O presidente da AROM informou que até os primeiros 21 dias do mês de janeiro a Agevisa, órgão ligado à SESAU, confirmou 417 casos de dengue em Rolim de Moura, 290 em Cacoal, 280 em Jaru, 270 em Presidente Médici, 242 em Buritis, 158 em Espigão do Oeste, 139 em São Francisco do Guaporé, 135 em Colorado do Oeste, 130 em Nova Brasilândia do Oeste, 121 em Vilhena e 115 em Ouro Preto do Oeste. “Esses números correspondem a um aumento de 2.182,6% na primeira semana e 1.164,3% na segunda, em relação ao mesmo período de 2009”, disse.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions