Rondônia, segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 09 de Dezembro de 2008 - 12h47

Prefeitura apresenta alternativa a agricultores de região do Rio Pardo

Assessoria


Em busca de uma solução para o impasse ambiental estabelecido na Floresta Nacional do Bom Futuro, unidade de conservação federal de uso sustentável, localizada a 80 quilômetros de Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho conduziu a elaboração de uma nova proposta pela permanência dos produtores rurais do Rio Pardo na área, mudando o perfil econômico e político de proteção ambiental. A proposta foi elaborada atendendo as reivindicações dos próprios agricultores, em reunião na tarde desta segunda-feira (8) na Prefeitura.

“O compromisso da Prefeitura é encontrar uma alternativa para que essas famílias possam permanecer no local, evitando um caos social, e que de forma consciente possam desenvolver uma atividade econômica que não cause danos ao meio ambiente”, afirmou o prefeito Roberto Sobrinho.

No documento, que será encaminhando ao Instituto Chico Mendes, os agricultores reivindicam um novo prazo para mudança da atividade agropecuária para agrossilvopastoril, a criação de um programa gradual de recomposição da floresta, aproveitando a mão-de-obra dos trabalhadores rurais, construindo uma política de recomposição da floresta que possa gerar renda. Eles concordam ainda com o desmatamento zero e o com o combate firme pelo fim do roubo de madeira na região.

No pequeno vilarejo de Rio Pardo, área de divisa dos municípios de Porto Velho, Buritis e Alto Paraíso, vivem hoje mais de 1.500 famílias. A exploração da área começou por volta de 1995. A economia do local é baseada na agricultura e agropecuária. O impasse para retirada das famílias da reserva começou há cerca de três anos. Em decisão recente, o Ministério do Meio Ambiente determinou a retirada de mais de 30 mil cabeças de gado, da unidade, o que torna inviável a permanência das famílias que não terão mais alternativa de renda.

A proposta elaborada pela Prefeitura, em parceira com os agricultores, aponta a alternativa para que as famílias que se instalaram no local possam permanecer lá e ter outra fonte de renda, respeitando o meio ambiente.

O encontro contou com a participação da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, representada pela deputada Daniela Amorim, Comissão de Agricultura, representada pelo deputado Ribamar Araújo, representantes da Embrapa, do Instituto Chico Mendes e de organizações de agricultores de Rio Pardo. Estiveram presentes também o prefeito eleito de Buritis, Elton Montes, e o vice-prefeito de Alto Paraíso, Marcos Leghi.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/prefeitura-apresenta-alternativa-a-agricultores-de-regiao-do-rio-pardo)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions